Rio Urussanga

Natureza e Homem, união em busca de equilíbrio para o Meio Ambiente

05/06/2019

Conceito de Meio Ambiente enaltece a integração das partes para a sobrevivência

A soma total de todos os elementos específicos da natureza forma o Meio Ambiente. Ao longo dos séculos, as histórias da natureza e do homem se integraram de modo a garantir a sobrevivência. É o que afirma a segunda edição do caderno do educador ambiental das bacias dos rios Urussanga e Araranguá, que desperta para a reflexão nesta semana voltada ao tema.

Nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, a praça central de Urussanga acolheu órgãos, entidades, instituições de ensino e estudantes para a execução de diversas atividades. O Comitê da Bacia do Rio Urussanga promoveu uma roda de conversa sobre rios e os usos, além de disponibilizar para as crianças desenhos educativos relativos ao tema para colorir.
O aposentado Dario Batista, de 86 anos, acompanhou o movimento e recordou dos momentos vividos nas décadas passadas usufruindo do rio da cidade. “Costumávamos tomar banhos no Rio Urussanga, de águas límpidas, e até para consumo era utilizada devido a origem das nascentes. Meu tio chegava a pegar peixes com as mãos. Mas depois com a exploração da mineração tudo foi contaminado. Uma pena. Sinto uma tristeza. E às vezes me questiono: quando vai voltar? Não vai mudar do jeito que está”, pontuou.

Apresentação de reuso da água e resíduos, reciclagem, doação de copos, flores e hortaliças, pontos de coleta de eletroeletrônicos, pilhas, lâmpadas, medicamentos e óleo, estação climatológica portátil, projetos escolares, sistema de compostagem, foram algumas das ações executadas no evento pelas empresas parceiras como Cirsures, FAMU, Ceusa, Colix, Epagri, Samae de Urussanga, escola estadual Barão do Rio Branco, I9, ProGoethe, Rotary Clube, Rádio Marconi e Secretarias Municipais de Educação e Saúde.

A ação prevista para a cidade de Morro da Fumaça nesta quinta-feira, dia 6, foi adiada e ainda não tem data definida. A Semana do Meio Ambiente promovida pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga teve início no dia 4 de junho com a reunião da diretoria. As atividades foram realizadas em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (CIRSURES) e o apoio da Associação de Proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (AGUAR) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina.

Texto e foto: Eliana Maccari - Jornalista MTB JP 04834SC