Rio Urussanga

Em assembleia, membros deliberam assuntos de interesse da bacia Destaque

10/05/2019

Representantes de entidades membros que integram o Comitê da Bacia do Rio Urussanga participaram da Assembleia Geral Extraordinária na tarde do dia 8 de maio, na sala de reuniões da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em Criciúma. A coordenadora da entidade executiva do Comitê, a AGUAR, Cenilda Maria Mazzucco apresentou as ações desenvolvidas pelo Comitê Urussanga até o momento no intuito de atingir as metas estabelecidas no projeto de operacionalização e fortalecimento da AGUAR feito em parceria com a SDS.
Em seguida, nomes foram sugeridos para composição da Câmara Técnica de Assessoramento (CTA-CBH Urussanga). A técnica de recursos hídricos da AGUAR, Rose Maria Adami, apresentou as entidades membros que pediram exclusão do quadro de entidades do Comitê, deixando vago: um assento do setor da população da bacia, um do setor usuário de água e dois do setor do poder público.
“Foi aberto o Edital de manifestação de interesse de entidade em ocupar assentos vagos no Comitê da bacia do rio Urussanga e que em resposta algumas entidades encaminharam ofícios de manifestação de interesse ao Comitê”, informou Rose.
Os membros acompanharam também a apresentação do programa “Gestão Eficiente da Água em Espaços Públicos da Bacia do Rio Urussanga”, que envolve escolas e empresas da bacia. “A ideia é auxiliar no planejamento do uso e consumo da água a fim de contribuir para mudanças de comportamento dos consumidores e reduzir o desperdício de água”, salientou Rose.
O membro do Comitê Antônio Adílio da Silveira, representante da entidade Colônia Z33, fez um breve relato sobre sua participação no Seminário Internacional de Águas, realizado no mês de março, em São Paulo. Ele destacou como pontos de discussões mais importantes do evento a experiência de outros países na gestão da água e esgoto, a exemplo de Chile, México, entre outros. “Na estrutura dos Comitês de São Paulo, os assentos são extremamente disputados, principalmente por prefeituras, bem diferente do Comitê Urussanga”, pontuou.
O representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, Renato Bez Fontana expôs as ações que estão sendo planejadas pela SDS com relação a melhoria da gestão dos recursos hídricos no Estado. Na região que inclui a bacia do rio Urussanga, um cronograma está sendo elaborada para outorgar a atividade de rizicultura. Ele enfatizou a importância do cadastro de uso da água, sob pena a tornar irregular os que não fizerem o cadastramento.