Rio Urussanga

Comitê Urussanga participa de Seminário Internacional da Água

20/03/2019

Nos dias 14 e 15 de março, a cidade de Piracicaba (SP) foi sede do Seminário Internacional da Água. De organização do Instituto Movimento Cidades Inteligentes, o evento promoveu debates relacionadas à preservação deste recurso natural no Brasil e no mundo e as formas de uso. O Comitê da Bacia do Rio Urussanga foi representado pela entidade membro (usuário de água) Colônia de Pescadores Z33, por meio do engenheiro químico e Mestre em ciências ambientais, Antonio Adílio da Silveira.
De acordo com Silveira, o seminário buscou sensibilizar os agentes públicos e empresários sobre a utilização da água nos sistemas produtivos, além de tentar tocar a população a respeito da preservação e utilização sustentável, e chamar a atenção dos meios de comunicação para o grave problema da escassez de água potável.
O representante do Comitê Rio Urussanga no Seminário Internacional da Água acompanhou os palestrantes do exterior. Tunísia, México e Chile relataram problemas com a escassez, qualidade dos mananciais, abastecimento público e dificuldades em regiões de deserto e geleira. Já na situação do Brasil foram apresentados problemas na qualidade dos mananciais, falta de água nas grandes cidades e na região nordeste.
“As dificuldades relacionadas à água não são um problema local ou regional. A falta de gestão dos recursos hídricos e a pressão econômica é um problema mundial. As grandes cidades e as regiões metropolitanas estão fazendo suas captações de água cada vez mais distantes, aumentando desta forma o preço dos serviços prestados. Os Comitês de bacias hidrográficas devem ter participação ativa nas tomadas de decisões dos usos dos recursos hídricos e das atividades degradadoras dos mananciais em suas bacias”, frisa Silveira.

Cases de sucesso e infográficos podem ser acessados no site: http://ci.eco.br/agua2019qr/