Rio Urussanga

No ciclo da vida, a água é destaque e utilizada em todos os setores Destaque

22/03/2019

Dados chamam a atenção para a importância do uso consciente nos processos produtivos

O fato não é invisível aos olhos. O recurso não é infinito. A consciência e as atitudes da população não mudam. Qualquer cidadão percebe o quanto a água é realmente essencial para a vida e como ela está presente no nosso dia a dia. E é nítida a ausência de planejamento, gestão e zelo em relação a este recurso natural. Mas não adianta somente ver. Será necessário sentir a falta para dar o verdadeiro valor. E talvez não demore...
Na salvaguarda estão os Comitês de Bacias Hidrográficas, órgãos colegiados responsáveis por promover o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado dos recursos hídricos. Os beneficiados são todos os usuários que, divididos por setores, mostram de que modo e para qual finalidade usam a água.
Dados levantados até o momento na bacia do Rio Urussanga, e que posteriormente serão um instrumento guia para o futuro com o Plano de Recursos Hídricos, apresentam as estimativas de demanda hídrica por setor e alertam para a importância do uso consciente nos processos produtivos. O maior consumo é feito pela população urbana, sendo 38%. Enquanto outros 22% são para a irrigação e 21% para a indústria. A mineração utiliza 7% e bem próximo está a aquicultura com 6%. A criação animal aparece com 4% criação animal enquanto a população rural representa apenas 2%.
A agricultura é a prova de uma cadeia que consome água em diversas atividades. “Na prestação de assistência técnica aos agricultores em Santa Catarina, a utilização da água está presente de várias formas como na produção de arroz irrigado, sendo na AMREC em torno de 20 mil hectares, na piscicultura com a criação de peixes em torno de 105 hectares, na irrigação por aspersão na produção de hortaliças e frutas cerca de 150 hectares, no abastecimento e dessedentação de animais, na limpeza e higienização de unidades de produção artesanal, entre outras”, explica o engenheiro agrônomo da Epagri, Fernando Damian Preve Filho.
A preocupação com a água para os agricultores é tão relevante que, recentemente, a assistência técnica da Epagri está colaborando para um projeto de armazenamento de água em algumas propriedades de arroz. A demanda está aumentando e por este motivo a gestão eficiente dos recursos hídricos é o caminho para garantir água no futuro e para todos. Neste contexto, o papel do Comitê é promover o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado.
ONU ABORDA EXCLUSÃO
Ter acesso à água e ao saneamento é um direito humano reconhecido internacionalmente. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) traz dados surpreendentes sobre este fato. Mais de 2 bilhões de pessoas ainda não dispõem dos serviços mais básicos. Por isso, o último Relatório Mundial das ONU sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos foi intitulado “Não deixar ninguém para trás”. A intenção é explorar os sinais de exclusão e investiga formas de superar as desigualdades.