Rio Urussanga

Comitê participa de aula inaugural da turma do programa Protetor Ambiental, em Braço do Norte

06/07/2018

A coordenadora de Educação Ambiental do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Dra. Rose Maria Adami, ministrou a aula inaugural da primeira turma do programa Protetor Ambiental, no município de Braço do Norte. A ação ocorreu no dia 4 de julho, nas dependências da Unisul, campus Braço do Norte.

No município, o programa Protetor Ambiental é desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental (PMA), em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Braço do Norte (Funabama) e a Prefeitura Municipal. Criado em 1999 pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, o programa busca disseminar conhecimentos sobre questões relacionadas ao meio ambiente aos adolescentes de 12 a 14 anos da rede pública e privada de ensino.

A formação dos adolescentes prevê atividades teóricas e práticas desenvolvidas e/ou coordenadas por policiais militares do Batalhão da Polícia Militar Ambiental e de outras instituições, em um período de aproximadamente 350 horas/aulas gratuitas.

Na oportunidade, a coordenadora enalteceu a importância da água nas atividades sociais e econômicas dos territórios das bacias hidrográficas, a participação do Comitê Urussanga no 8° Fórum Mundial da Água, que ocorreu em Brasília no mês de março deste ano, e os resultados pactuados no Fórum.

Ao final da aula inaugural, após enfocar os 10 Princípios do Fórum Cidadão e a Declaração do Fórum da Juventude pactuados no 8° Fórum Mundial da Água, a professora Rose Adami lançou um desafio para os futuros protetores ambientais: propor ao programa ações de boas práticas para serem desenvolvidas nos lugares em que vivem relacionadas à água. “Essas ações, a médio e longo prazo, contribuirão para as futuras gerações terem água em quantidade e qualidade no município”, afirma.

A aula inaugural também contou com a presença do prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino, do presidente da Funbama, Raul Coan, e do monitor da primeira turma de Braço do Norte, 3º Sargento Carlos Roberto da Silva, além da entrega de kit com materiais didáticos e uniformes aos alunos.