Rio Urussanga

Técnica da AGUAR orienta estudantes em etapa estadual de conferência nacional

19/10/2018

Mais de 150 jovens de Santa Catarina, entre 11 e 14 anos, participaram da elaboração de um Plano de Ações Ambientais na após a V Conferência Nacional Infanto Juvenil sobre Meio Ambiente (CNIJMA). A etapa em Santa Catarina foi realizada na capital Florianópolis entre os dias 16 e 17 de outubro, sob a supervisão da Secretaria de Estado de Educação (SED/SC).

Uma das orientadoras do Plano de Ações Ambientais foi a professora Doutora Rose Maria Adami, assessora técnica voluntária do Comitê da Bacia do Rio Urussanga e representante do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEA/SC). O Plano de Ações Ambientais foi elaborado com base nos 21 Objetivos de Proteção e Conservação do Meio Ambiente (OPCMA), organizados na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VCNIJMA), etapa de Santa Catarina, realizada em Laguna, em maio deste ano.

"Além desses dos OPCMA, os jovens analisaram os problemas ambientais voltados à temática da água das 10 regiões hidrográficas de Santa Catarina e propuseram 40 ações ambientais. Essas ações servirão como material base para propostas de projetos a serem desenvolvidos nas escolas de Santa Catarina, envolvendo os Coletivos Jovens (CJs), as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-Vida) e outras instituições parceiras envolvidas com a temática em questão, nos próximos dois anos que antecedem a próxima Conferência Nacional Infanto Juvenil", explica Rose.

A CONFERÊNCIA

A V Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Neste ano o tema “Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas”. O intuito da CNIJMA é fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino e propiciar atitudes responsáveis e comprometidas da comunidade escolar com questões socioambientais locais e globais foi desenvolvida a partir de quatro momentos: na escola, na etapa regional, na etapa estadual e na etapa nacional.

A Pós Conferência é o encontro realizado em todos os estados do Brasil das delegações estaduais, que participaram das etapas nas escolas, nas conferências regionais, na conferencia estadual e nacional, a fim de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, focados na água.