Rio Urussanga

Educação Ambiental: Programa aplicado no Comitê Urussanga é apresentado em congresso internacional

18/09/2018

O programa de educação ambiental “Aprender e Ensinar nas Águas dos Rios”, desenvolvido pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga nas escolas dos municípios de Cocal do Sul e Criciúma, foi apresentado no X Congresso Ibérico de Gestão e Planejamento de Água, na Universidade de Coimbra, em Portugal, no mês de setembro.
No evento, a coordenadora de Educação Ambiental do Comitê Urussanga, Rose Maria Adami apresentou o trabalho “Programa de educação ambiental voltado aos recursos hídricos nas escolas das Bacias dos Rios Araranguá e Urussanga”. O Programa, escrito com Livia da Silva Feltrin, Graziela Elias e Rosemar De Nez, foi desenvolvido entre os anos de 2015 e 2016 em parceria com as secretarias de educação de Criciúma e Cocal do Sul e aplicado em quatro escolas municipais por meio de dois projetos.
O objetivo foi instrumentalizar professores das escolas localizadas nos municípios inseridos nas bacias dos rios Araranguá e Urussanga a fim de desenvolver ações educativas por meio de projetos de pesquisa e de extensão de educação ambiental voltados aos recursos hídricos.
"A Educação Ambiental voltada aos recursos hídricos desenvolvida pelo Programa nas quatro escolas dos municípios de Cocal do Sul e Criciúma teve o envolvimento de 13 professores e mais de mil alunos de forma direta e indireta. Esta é uma das formas de conscientizar as pessoas que moram nas bacias hidrográficas sobre a importância da água para as atividades ambientais, culturais e socioeconômicas. Além de ser é um dos caminhos para analisar de forma integrada as relações entre a sociedade e a natureza e estimular à reflexão ao exercício da cidadania na proteção das águas das bacias hidrográficas", explica Rose.
O X Congresso Ibérico de Gestão e Planejamento de Água ocorreu entre os dias 6 e 8 de setembro, na cidade de Coimbra, em Portugal, com a participação de estudantes universitários, professores, pesquisadores, técnicos de administrações públicas e representantes de poder público e da sociedade civil de Portugal, da Espanha e outros países, como o Brasil.
"O Congresso é um evento de suma importância para Portugal e Espanha, quando o assunto é a água. Este ano, o evento apresentou o tema “20 Anos de Continuidade de uma Nova Cultura da Água: Fluxos de Água, Fluxos de Vida”, em comemoração ao 20º aniversário do primeiro Congresso Ibérico, quando foi criada a Fundação Nova Cultura da Água, a fim de defender, nesses dois países, a gestão de recursos hídricos de forma integrada e sustentável", finaliza Rose.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA
O trabalho “Programa de educação ambiental voltado aos recursos hídricos nas escolas das Bacias dos Rios Araranguá e Urussanga” foi aplicado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei, em Cocal do Sul, por meio do projeto “Aprender e Ensinar nas Águas do Rio Cocal”. Ele envolveu nove profissionais das disciplinas de Artes, Ciências, Geografia, História, Informática, Português, orientadoras pedagógicas, bem como 70 alunos das turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II.
As ações educativas foram representadas por relatórios de visita na bacia do rio Cocal, mapa ilustrado das observações realizadas a campo na bacia do rio Cocal, desenhos dos diferentes assuntos discutidos em sala de aula e na visita a campo, maquetes dos pontos observados a campo, poemas sobre a bacia e move maker produzido a partir de maquetes.
Em Criciúma, o projeto “Aprender e Ensinar nas Águas dos rios do Município de Criciúma” envolveu quatro professoras das disciplinas de Geografia e Ciências. Elas desenvolveram ações educativas nas escolas municipais, Érico Nonnenmacher, Jorge da Cunha Carneiro e Padre Ludovico Coccolo com alunos do 7º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.
Nestas escolas, as ações educativas abrangeram o desenvolvimento de projetos de pesquisa para diagnosticar os problemas ambientais das bacias dos rios Criciúma, Linha Anta e Urussanga, analisar a paisagem no entorno da escola, construir maquetes sobre o planejamento das cidades, realizar experimentos sobre os impactos do desmatamento nas margens dos rios, construir mapas mentais e temáticos das bacias.
Além do desenvolvimento de projetos de extensão para socializar todo conhecimento adquirido, por meio de apresentações aos alunos das escolas envolvidas, confecção e distribuição de folders sobre a água a comunidade de entorno da escola, confecção e exposição de poemas com o tema água, elaboração e exibição de história infantil sobre o ciclo hidrológico.