Rio Urussanga

Oficina temática faz parte da elaboração do Plano de Recursos Hídricos

06/08/2018

É com o uso de metodologias participativas que a coordenação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga irá promover a segunda oficina temática do projeto. A ação acontecerá em Jaguaruna na tarde desta quinta-feira, dia 9 de agosto, das 13h30min às 17h30min, na Câmara Municipal, envolvendo os municípios de Balneário Rincão, Sangão e Jaguaruna.

Podem participar da oficina temática representantes do poder público, usuários de água e população destas cidades para identificar a dinâmica social da bacia, os problemas e as soluções. A ação faz parte da elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga, projeto que irá estabelecer ações e metas estratégicas a serem executadas em curto, médio e longo prazo, a fim de garantir água em quantidade e qualidade aos diversos usos e o desenvolvimento sustentável da bacia.

O Plano está sendo desenvolvido por técnicos da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e supervisionado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) e pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga. Um grupo, formado por pessoas de diferentes setores da sociedade, também contribuirá com a construção do Plano que determina os critérios necessários para recuperação, preservação e conservação da água, além de definir o cenário atual de oferta e demanda e projetar os possíveis panoramas futuros.

A Bacia
A Bacia do Rio Urussanga está localizada na região do extremo sul catarinense e possui uma área de drenagem de 679,75 km². Seu rio principal, o Rio Urussanga, surge da confluência dos rios Maior e Carvão. No encontro do rio Urussanga com o Oceano Atlântico forma-se um complexo laguna composto por lagos e arroios. A Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga abrange 10 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Urussanga.