Rio Urussanga

Sociedade participa da elaboração do Plano de Recursos Hídricos Destaque

01/08/2018

As águas da Bacia do Rio Urussanga e o futuro da gestão deste elemento fundamental tiveram encaminhamentos na tarde desta quarta-feira, dia 31 de julho, durante o terceiro encontro regional para elaboração do Plano de Recursos Hídricos. População, poder público e usuários de águas dos municípios de Jaguaruna, Sangão e Balneário Rincão acompanharam a explanação de técnicos da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), responsável pela execução do projeto.

A coordenação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga apresentou a base do projeto, as etapas e a importância deste instrumento de planejamento e orientação. Os participantes interagiram com a equipe técnica e levantaram problemas e soluções. O próximo encontro deste grupo envolvendo os municípios de Jaguaruna, Sangão e Balneário Rincão acontecerá em uma oficina temática no dia 9 de agosto, na Câmara de Vereadores de Jaguaruna.

O Plano
O Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga irá estabelecer ações e metas estratégicas a serem executadas em curto, médio e longo prazo. O estudo visa garantir água em quantidade e qualidade aos diversos usos e o desenvolvimento sustentável da bacia. O projeto está sendo desenvolvido por técnicos da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e supervisionado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) e pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga. Um grupo, formado por pessoas de diferentes setores da sociedade, também contribuirá com a construção do Plano que determina os critérios necessários para recuperação, preservação e conservação da água, além de definir o cenário atual de oferta e demanda e projetar os possíveis panoramas futuros.

A Bacia
A Bacia do Rio Urussanga está localizada na região do extremo sul catarinense e possui uma área de drenagem de 679,75 km². Seu rio principal, o Rio Urussanga, surge da confluência dos rios Maior e Carvão. No encontro do rio Urussanga com o Oceano Atlântico forma-se um complexo laguna composto por lagos e arroios. A Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga abrange 10 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Urussanga.