Rio Urussanga

Participação da sociedade é essencial para elaboração do Plano de Recursos Hídricos Destaque

30/07/2018

O Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga está sendo executado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) com recursos do Governo do Estado. Planejar, orientar, estabelecer metas e estratégias, garantir água em quantidade e qualidade aos diversos usos e o desenvolvimento sustentável da bacia são os objetivos que norteiam o Plano.

Entre as etapas de elaboração está o envolvimento da sociedade por meio de reuniões, consultas públicas e encontros técnicos participativos a fim de discutir problemas e soluções relativos à gestão das águas. O terceiro encontro regional acontece na tarde da próxima terça-feira, dia 31, e irá reunir população, poder público e usuários de águas das cidades de Jaguaruna, Sangão e Balneário Rincão. A ação será realizada na Câmara de Vereadores de Jaguaruna.

"O Plano de Recursos Hídricos consiste em um instrumento de planejamento e orientação que estabelece ações e metas estratégicas a serem executadas em curto, médio e longo prazo, além de definir o cenário atual de oferta e demanda e projetar os possíveis panoramas futuros. Por isso é fundamental a participação da população dos municípios inseridos na bacia do Rio Urussanga", explica o coordenador geral do Plano, Celso Albuquerque, professor da Unisul.

A BACIA
A Bacia do Rio Urussanga está localizada na região do extremo sul catarinense e possui uma área de drenagem de 679,75 km². Seu rio principal, o Rio Urussanga, surge da confluência dos rios Maior e Carvão. No encontro do rio Urussanga com o Oceano Atlântico forma-se um complexo laguna composto por lagos e arroios. A Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga abrange 10 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Urussanga.