Rio Urussanga

Ações educativas em parceria com o Comitê Urussanga são apresentadas em Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

20/04/2018

A Etapa Regional da V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente foi realizada no dia 20 de abril de 2018, na Associação Comercial e Empresarial de Criciúma (ACIC).

A palestra de abertura do evento, proferida pela professora Livia da Silva Feltrin e sua ex-aluna Natiely Matos Ferreira dos Santos, apresentou parte do resultado das atividades do Programa de Educação Ambiental “Aprender e Ensinar nas Águas dos Rios” desenvolvido por professores da Secretaria de Educação de Criciúma e coordenado pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga, no ano de 2016.

Para Livia “desenvolver esse projeto na escola, junto com o Comitê Urussanga foi um desafio de grande aprendizagem para todos”. Natiely dos Santos foi uma das alunas que participaram dos trabalhos na Escola Municipal Padre Ludovico Coccolo de Criciúma. Para ela, apresentar esse trabalho à deixa muito feliz, pois percebeu que além de aprender, pode também ensinar outras pessoas sobre a importância da água no planeta. A coordenadora de educação ambiental do Comitê, Rose Maria Adami, comentou que a multiplicação da ideia que a água pode ser o eixo norteador de ações educativas no contexto educacional na Conferência é de sua importância, pois auxilia na formação de cidadãos conscientes do lugar que ocupa no mundo e de suas responsabilidades ambientais.

O evento contou com a participação dos delegados, suplentes, professores e diretores de 27 escolas das redes de ensino estadual, municipal e particular dos 12 municípios da AMREC e apresentaram os projetos de ação desenvolvidos nas escolas, que envolviam identificação e recuperação de nascentes, reciclagem de lixo, maquetes de aproveitamentos de água da chuva, de bacias hidrográficas e de filtro de água e esgoto, identificação de animais, limpezas de córregos, elaboração de hortas e jardins nas escolas, entre outros. Além de ações educativas na escola, apresentaram também ações com envolvimento da comunidade de entorno por meio de palestras, folders, limpezas, caminhadas, elaboração de livros, etc. Cinco projetos de ação desenvolvidos nas escolas, foram selecionados pelos delegados para serem apresentados, na etapa estadual que se realizará em Laguna(SC).

A V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente deste ano tem como objetivo estimular o diálogo entre professores e alunos do ensino fundamental e a reflexão sobre as questões socioambientais nas escolas. A Conferência ocorre a cada dois anos, envolvendo as escolas de todo o País das redes estaduais, municipais e particulares de ensino, a partir de quatro momentos distintos que abrangem as conferências escolares, regionais, estaduais e nacional.