Rio Urussanga

Ações do Comitê Rio Urussanga integrarão Fórum Mundial da Água Destaque

03/10/2017

As ações de articulação, mobilização e comunicação desenvolvidas no Comitê da Bacia do Rio Urussanga representaram Santa Catarina no Encontro Regional Sul, entre os dias 27 e 28 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), organizado pela Itaipu Binacional e pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB) com o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA). O evento é uma ação preparatória para o 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília, em março de 2018.

Os três estados da região Sul do Brasil expuseram experiências de boas práticas ambientais relacionadas à água. Por Santa Catarina, a coordenadora de educação ambiental do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Dra. Rose Maria Adami apresentou o projeto “Estratégias de Articulação, Mobilização e Comunicação na Bacia do Rio Urussanga, Extremo Sul Catarinense, Região Hidrográfica de Atlântico Sul - 2012 a 2016”.

As experiências expostas foram avaliadas pelo superintendente de gestão ambiental da Itaipu Binacional e pelo diretor da REBOB. Aprovadas nesta seleção, as ações desenvolvidas pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga serão apresentadas no Fórum Mundial da Água no próximo ano. Organizado pelo Conselho Mundial da Água em parceria com o país sede, este evento torna-se o mais relevante do setor no planeta e é realizado a cada três anos. A expectativa é reunir cerca de 40 mil pessoas de mais de 150 países que irão promover um diálogo sobre o aproveitamento racional e sustentável.

SAIBA MAIS
O trabalho desenvolvido no Comitê da Bacia do Rio Urussanga contemplou ações envolvendo plano de comunicação, visitas técnicas aos municípios da bacia hidrográfica, atividades de educação ambiental, organização de eventos e campanha de cadastro de usuários de recursos hídricos com a finalidade de buscar a participação dos gestores públicos e lideranças dos municípios inseridos na bacia e desencadear a gestão de recursos hídricos de forma integrada e participativa.

As ações, realizadas entre 2012 e 2016, foram coordenadas pela consultora técnica Cenilda Maria Mazzucco e desenvolvidas pela jornalista Eliana Maria Maccari, na assessoria de imprensa, engenheira ambiental Helen Becker Feltrin, na coordenação da campanha de cadastro, Rose Maria Adami, na coordenação de educação ambiental, e contou com o apoio dos auxiliares administrativos, José Elson Bittencourt e Marlene Zannin.