Rio Urussanga

10 anos | Comitê Rio Urussanga celebra data com homenagens e posse da nova diretoria Destaque

02/12/2016

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga celebrou 10 anos de atuação na noite de quinta-feira, dia 1º de dezembro, em Urussanga, com um encontro repleto de agradecimentos e reconhecimentos, além da eleição e posse da nova diretoria. Durante a 38ª Assembleia Geral Ordinária, representantes de entidades membros votaram e elegeram Carla Possamai Della, diretora do Samae de Cocal do Sul, como presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga para a gestão de dezembro de 2016 a dezembro de 2018. Assume o cargo de vice-presidente o representante da Unesc, professor José Carlos Virtuoso, e na função de secretária executiva, Regina Freitas Fernandes, do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão de Santa Catarina (Siecesc).

"Foram quatros anos de muito trabalho na nossa gestão e conseguimos avançar muito em algumas questões importantes. Chegamos num estágio em que já existe uma identificação do Comitê como uma instância da sociedade na participação da gestão pública. Não conseguimos ainda avançar no sentido de ter de fato os instrumentos implantados como, por exemplo, o Plano de Bacia do Comitê Rio Urussanga, que estamos aguardando, e a questão do desassoreamento, que precisa se buscar uma solução ecologicamente viável que minimize os problemas", frisa.

A nova presidente Carla Possamai Della afirma que dará continuidade aos trabalhos desenvolvidos na última gestão e pretende atuar nos encaminhamentos do projeto de melhoramento da calha do rio Urussanga. "O Comitê conquistou uma expressiva evolução. Assumir esta gestão será um grande desafio. A ideia é fazer com que a sociedade entenda a importância do órgão e o veja como aliado. Pretendo manter e estreitar relações com o Poder Púbico e a classe empresarial, para que eles possam abraçar a nossa causa. Vamos nos dedicar também ao projeto de melhoramento da calha do rio Urussanga no sentido de buscar captação de recursos e alternativas para fracionar a execução do projeto", pontua.

A assembleia foi marcada por uma série de homenagens à instituições, imprensa e aos colaboradores que se destacaram na criação e no fortalecimento do órgão colegiado devido a relevante participação e apoio nas ações e conquistas. Receberam o reconhecimento meios de comunicação da região sul catarinense, integrantes do grupo Pró-Comitê, profissionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), entidades que integraram o órgão entre 2006 e 2016, ex-presidentes, ex-vice-presidentes, ex-secretários executivos, integrantes das diretorias de 2006 a 2016, bem como consultora, assessores, coordenadora e colaboradores do Comitê em atividades administrativas, na Câmara Técnica de Assessoramento, no Cadastro de Usuários de Água e nos projetos "Piava Sul" e "Minha Escola, Meu Rio".

O diretor de Recursos Hídricos de Santa Catarina da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Bruno Beilfuss participou do ato e afirmou que o Comitê está crescendo e cumprindo o seu papel. "A Secretaria vem oferendo melhores condições aos órgãos colegiados e isso reflete nos trabalhos desenvolvidos por eles", ressalta.

A consultora técnica Cenilda Maria Mazzucco, que atua desde a criação do Comitê da Bacia do Rio Urussande em 2006, salienta que o apoio do Projeto Piava Sul (Petrobras Ambiental), na elaboração do diagnóstico da bacia e em capacitações, do Programa Santa Catarina Rural no fortalecimento do Comitê, com apoio de consultoria e cessão de uso de um veículo, e do Fundo Estadual de Recursos Hídricos com destinação de recursos para operacionalização do Comitê resultaram numa melhora na estruturação e no funcionamento do Comitê e possibilitaram importantes ações. "Espera-se que nos próximos dois anos seja elaborado o Plano de Recursos Hídricos da Bacia e com um maior envolvimento dos usuários de água e gestores públicos na implantação de políticas de proteção das áreas produtoras de água e recuperação de áreas degradadas, para que possamos alcançar melhoria na disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos da bacia", finaliza.