Rio Urussanga

Professores apresentam ações educativas em encontro

21/10/2016

Professoras das escolas Jorge da Cunha, Ludovico Coccolo e Érico Nonnenmacher, da rede municipal de ensino de Criciúma, participaram de mais uma capacitação do projeto "Aprender e ensinar nas águas dos rios do município de Criciúma" no dia 13 de outubro, na Biblioteca Pública Municipal.

Na oportunidade, as professoras apresentaram um resumo das ações educativas desenvolvidas por meio do projeto e compartilharam suas experiências para membros do Comitê da Bacia do Rio Urussanga e da Secretaria de Educação de Criciúma.

Vanessa Medeiros, professora que ministra aulas nas instituições de ensino Jorge da Cunha e Érico Nonnenmacher, desenvolveu atividades que resultaram em experimentos sobre mata ciliar e confecção e distribuição de materiais informativos na comunidade escolar. Já a professora das turmas de 8º ano da escola Jorge da Cunha, Simone Carvalho da Silva abordou temas como relevo e hidrografia estimulando, por exemplo, a produção de mapas. Para ela, um dos diferenciais deste projeto é o desenvolvimento em forma de grupo de estudo.

"A discussão de cada ação que o professor irá realizar em sua escola propiciaram o meu crescimento como profissional, bem como um olhar global aos estudantes sobre a relação do homem com o espaço natural, em especial sobre a água da bacia hidrográfica que estão inseridos, associando teoria e prática facilitando desta forma a aprendizagem", frisa.

A professora Lívia da Silva Feltrin, das turmas de 7º ano da escola Ludovico Coccolo, levantou a questão das cidades planejadas e suas funções, resultando na elaboração de maquetes. Ela afirma que o projeto incentivou os educadores. "A cada encontro com o grupo e a cada orientação me senti mais estimulada. Por isso acredito que o grande diferencial do projeto está no fato de funcionar como subsídio para os educadores tornarem o aprendizado mais significativo", ressalta.