Rio Urussanga

Em Criciúma, encontro regional apresenta Plano Estadual de Recursos Hídricos Destaque

07/11/2016

As informações sobre o atual panorama dos recursos hídricos do sul catarinense e a caracterização das bacias hidrográficas serão passadas à população da região no dia 8 de novembro, em evento na sede da Amrec, a partir das 9 horas. A iniciativa marca a apresentação da primeira fase do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH), instrumento de gestão que vai disciplinar o uso e garantir a proteção das águas catarinenses – superficiais e subterrâneas – a partir do próximo ano.

O encontro regional será aberto ao público em geral e contará com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina (SDS), Fundação CERTI, Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Comitê Tubarão e Comitê Araranguá. Na reunião serão apresentados os relatórios de "Caracterização das Regiões Hidrográficas" e "Diagnóstico da Situação Atual dos Recursos Hídricos" do sul catarinense.

"Trata-se de um processo muito importante para a implementação das políticas de gestão hídrica nas bacias, considerando que o Plano Estadual é a referência para os planos a serem implementados nas regiões hidrográficas pelo estado", destaca o presidente do Comitê Urussanga, José Carlos Virtuoso. Segundo ele, Santa Catarina era um dos poucos estados que até 2015 ainda não haviam elaborado o documento. “Felizmente, estamos conseguindo avançar com as políticas, embora ainda tenhamos muitos desafios pela frente para assegurar a implantação dos instrumentos de gestão hídrica’, acrescenta.

Segundo o diretor de Recursos Hídricos da SDS, Bruno Beilfuss, este planejamento irá propor maneiras de prevenir, além de apontar alternativas e soluções para potenciais problemas com a gestão de água, gerando segurança hídrica para o desenvolvimento econômico e social de todo o Estado, com o foco em melhorias da qualidade de vida em equilíbrio com o meio ambiente.