Rio Urussanga

Aprender e ensinar nas águas dos rios de Criciúma Destaque

09/09/2016

Mais de 70 participantes, entre professores e alunos da escola municipal Jorge da Cunha Carneiro, do bairro Próspera, em Criciúma, integraram uma visita orientada na bacia do Rio Urussanga no dia 8 de setembro. A ação é uma das atividades educativas inseridas no projeto "Aprender e ensinar nas águas dos rios do município de Criciúma”, executado pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga em parceria com a Secretaria de Educação de Criciúma.

Durante a visita, orientada pela professora Simone Carvalho da Silva e pelo coordenador pedagógico de Geografia, Rosemar De Nez, os estudantes conheceram e visualizaram os caminhos que a água percorre ao longo da bacia, observando as marcas que modelam o relevo e a forma como os usos da terra influenciam na sua qualidade.

Em agosto, por meio do projeto "Aprender e ensinar nas águas dos rios do município de Criciúma”, mais de 40 alunos e professores da escola Padre Ludovico Coccolo, do bairro São Luiz, em Criciúma, também participaram de uma visita orientada. O encerramento do projeto no final deste ano ainda prevê a organização da socialização dos trabalhos realizados pelos professores instrumentalizados, juntamente com seus alunos, nas três escolas envolvidas.

"Diante da crise mundial da água é preciso pensar a educação para a água e esta não pode estar centrada apenas nos usos que fazemos dela. É preciso discutir a responsabilidade social e econômica da interferência humana. Isso significa que abordar a educação para a água é analisar de forma integrada o meio ambiente e as diferentes relações entre os meios, físico, biológico, social e econômico pelas diversas disciplinas que envolvem o ambiente escolar", explica a coordenadora de educação ambiental do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Rose Adami.

A bacia do Rio Urussanga envolve dez municípios da região Sul de Santa Catarina, com mais de 118 mil habitantes, e possui uma área de 679,16 km².

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO
O projeto "Aprender e ensinar nas águas dos rios do município de Criciúma”, iniciado em abril deste ano, é realizado com o apoio da coordenadora de educação ambiental e professora do Unibave, Rose Maria Adami, do coordenador pedagógico de Geografia da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, Rosemar De Nez, e da professora do ensino fundamental II do município, Livia da Silva, bem como conta com coordenadores pedagógicos das áreas de Ciências e Geografia.

O projeto busca a instrumentalização dos professores das disciplinas de Ciências e Geografia da rede municipal de ensino com o intuito de trabalhar temas voltados aos recursos hídricos e práticas sustentáveis nas bacias dos rios Araranguá e Urussanga. Desde abril, os professores se reúnem para discutir e propor atividades educativas relacionadas ao tema água em suas disciplinas, a fim de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.

Neste período foi realizado um curso para capacitar e orientar os professores. No processo de orientação, os professores elaboraram projetos de ensino com ações educativas para serem desenvolvidas com alunos nas escolas Jorge da Cunha Carneiro (bairro Próspera), Padre Ludovico Coccolo (bairro São Luiz) e Erico Nonnenmacher (bairro Pinheirinho).

Entre as atividades foram realizados estudos sobre o crescimento das cidades, uso dos recursos hídricos e ocupação das terras das bacias hidrográficas, a preservação da mata ciliar, assoreamento dos rios, tratamento da água e de esgoto, entre outras ações. Para inter-relacionar a teoria estudada em sala de aula à prática, os professores organizaram visitas orientadas à bacia do rio Urussanga.

Créditos das fotos: Ana Lúcia Pintro