Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê Tubarão participa de ações ligadas à presença e avanço da cunha salina no Rio Tubarão Destaque

28/04/2020
Membros se reúnem a campo Membros se reúnem a campo

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, Francisco de Assis Beltrame, juntamente com os membros do Comitê, Rafael Marques, Marcelo Matos (Tubarão Saneamento), Edson Correa e com o secretário executivo Patrício de Mendonça Fileti participaram no dia 22 de abril, da vistoria feita no Rio Tubarão. A ação foi uma iniciativa que envolveu ainda o governo municipal e equipe técnica, em virtude da ocorrência do deslocamento da ‘cunha salina’ no rio, resultante da influência da maré e do período de estiagem que assola a região Sul de Santa Catarina. Além disso, tem sido feito monitoramento/medições diárias para avaliar a condutividade elétrica que sinaliza a salinização no corpo d´água. Medições estas, realizadas concomitantemente pela TSSA e Comitê de Bacias, este último, com equipamento multi parâmetros obtido com recursos da Justiça Federal em projeto encaminhado pela Entidade Executiva do Comitê a pedido deste.

Na vistoria e encontro entre os técnicos no último dia 22, ficou ajustado que para se ter uma solução mais adequada à situação, é imprescindível a realização de uma nova topobatimetria ou ecobatimetria no trecho entre as obras da ponte defronte à Unisul até a Captação da TSSA (indo um pouco a jusante desta). Justificam os técnicos do Comitê, que antes de apresentar uma solução para uma possível intervenção, que pode ser um barramento no leito do rio, se faz necessário analisar minuciosamente o que pode estar ocasionando o avanço da cunha salina, haja vista que algumas intervenções ocorreram e outra ainda ocorrem e podem estar ligadas ao fenômeno, por isso é necessário investigar melhor para se alcançar a melhor solução de intervenção.

Para os membros do Comitê Tubarão, que já presenciaram outros períodos de estiagem, o aumento da salinidade na captação é uma surpresa e pode ser a união de diversos fatores. Por conta disso, as informações têm sido analisadas por membros da Comissão de Redragagem, formada por técnicos de diversas áreas relacionadas.

A empresa Tubarão Saneamento informou que continuará mantendo os mesmos volumes de captação, para atendimento pleno à população, e envio de água tratada à Capivari de Baixo e Tubarão, pois a intervenção pretendida não interferirá no abastecimento, já que o ponto dessa possível intervenção se encontra à jusante do ponto de captação.

Diante deste quadro e da falta de previsão de chuvas a curto prazo, o Prefeito Municipal, Joares Ponticelli chegou a decretar estado de calamidade pública e pediu que os cidadãos mantenham os cuidados com a higienização das mãos, porém, utilizando a água de modo racional e consciente, a fim de evitar o desperdício.