Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Redragagem do Rio Tubarão: projetos executivo e ambiental receberão ajustes para retomar os trabalhos Destaque

07/04/2020

A retomada do processo de desassoreamento do Rio Tubarão foi pauta de entrevista na Rádio Tubá, no mês de fevereiro, com o presidente do Comitê do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, Francisco de Assis Beltrame e com o coordenador da Comissão de Redragagem, Claudemir dos Santos. Eles informaram como foi a reunião da Comissão na Secretaria Executiva do Meio-Ambiente, em Florianópolis, com o secretário Celso Albuquerque e com a diretora de recursos hídricos, Jaqueline Souza, também ocorrida no mesmo mês.

O projeto executivo existe desde 2013 e o projeto ambiental, desde 2014. Para isso, o governo do estado já investiu em torno de R$ 2,7 milhões. No entanto, eles precisam de ajustes levando à contratação de novos estudos para as adequações solicitadas.

Os engenheiros concordam que o processo requer esta revisão visando uma segurança no processo de desassoreamento e lembraram que estão previstas medidas compensatórias incluindo outras obras como a abertura e manutenção da Barra do Camacho e a revitalização do Rio Seco. “Este é um trabalho criterioso que envolve todo o complexo lagunar. A Comissão acompanha essas questões e entende que toda a região deve beneficiada”, explicou Beltrame.

O engenheiro Claudemir lembrou que o assunto redragagem precisa ser levado a sério e não mais postergado. “Em 2010, levamos um grande susto com o rio Tubarão. Por 1 metro apenas, ele não transbordou no Centro da Cidade, o que causaria muitos impactos e seria difícil de reverter. Nossa preocupação é o fato de ser iminente outro evento climático que afete a comunidade”, alertou.

A previsão é de que se lancem editais ainda no primeiro semestre, retomando os projetos. Eles também aguardam uma audiência com o governador Carlos Moisés que já foi membro da Comissão e conhece bem o andamento do processo, o que daria celeridade a esta questão.