Rio Timbó

Capacitação do Comitê Timbó observa procedimentos e práticas de colegiados Destaque

09/12/2020

Com foco em detalhar os procedimentos e atividades de um colegiado, o Comitê Timbó realizou mais uma capacitação em 2020, na última quarta-feira (09/12), por videoconferência. O tema principal – “Comitê de Bacia: práticas e procedimentos” – observou a estrutura organizacional de um Comitê, quais as obrigações do grupo perante a gestão de recursos hídricos e documentos e planejamentos necessários no dia a dia do colegiado.

Coordenado pelo Consultor Técnico da APASC, Pedro Rey, o evento iniciou observando a composição do plenário de um comitê, como é formada a diretoria e as atribuições de cada componente da mesma. A diretoria necessita da presença de um Presidente, Vice-presidente e do Secretário Executivo, eleitos pelos membros do colegiado. “Já a plenária faz a representação dos membros do comitê, é soberana nas decisões e definições que analisam as questões dos recursos hídricos na bacia. Ela se configura como instância máxima e por isso deve ser comprometida e representativa”, observa Rey.

Em outro momento, o Consultor Técnico indicou como operam os Grupos de Trabalho e as Câmaras Técnicas (CT) dentro de um colegiado. O Plano de Gerenciamento de Bacia e Regimentos Internos também foram ponto de discussão. Segundo Elza Bauermeister, membro do Comitê Timbó desde o início do ano e representante da Associação de Desenvolvimento da Micro Bacia União das Aguas, é extremamente importante entender os procedimentos e práticas do colegiado.  “É fundamental compreender as abrangências das ações do grupo, quais suas competências e onde pode atuar. Além de saber quais os planos para o futuro”.

A fala de Elza encontra eco na opinião do Secretário Executivo do Comitê Timbó, Guilherme Briski. “É importante fazer essa reflexão para capacitar todos os membros, mostrar como funciona o comitê. Dessa forma, todos conhecem as regras do jogo, sendo possível otimizar as ações do colegiado, tanto a nível de representatividade quanto a de gestão interna. “

O próximo compromisso do Comitê Timbó será em 15 de dezembro, com a realização da última Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2020. O evento acontecerá por meio de videoconferência, no link meet.google.com/uev-qmzo-adu, a partir das 9h.

Fonte: Assessoria de Comunicação APASC a serviço do Comitê Timbó.