Rio Timbó

Comitê Timbó participa do Seminário Regional do Programa Planorte Água e Solo

05/12/2014

O Programa Planorte Água e Solo, criado pela Epagri, AMPLANORTE, FATMA e Comitês das Bacias dos rios Canoinhas e Timbó em 2012 vem crescendo e ampliando parcerias.

No dia 18 de novembro foi realizado um Seminário Regional do Programa Planorte Água e Solo, que reuniu diversas entidades do Planalto Norte Catarinense. Nesse momento foram relatados o uso desenfreado do solo e da água, cujos vem apresentando graves consequências em todo o mundo. Santa Catarina ainda é um dos redutos que não sofre com escassez e racionamento de água e onde o solo é considerado fértil para a agricultura. Porém, mesmo tendo estas características, nenhuma região está isenta de problemas causados pelo uso indevido dos recursos naturais.

Durante todo o dia foram discutidas ações que devem ser tomadas para fortalecer e integrar os Comitês de bacias hidrográficas, fortalecer o programa e fazê-lo chegar a todos os municípios da região, além de propostas de trabalho para os próximos dois anos. Falou-se muito em gestão ambiental, balanço do cenário de recursos hídricos, gestão da água e do solo, comitês, manejo do solo e da água.

A meta agora é encontrar uma forma de operacionalizar todas as propostas para fazer com que o Programa siga integrando os municípios em um mesmo objetivo, o de preservar e recuperar o solo e a água da região.