Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Comitê Jacutinga divulga programação da Semana da Água 2020 Destaque

07/03/2020

O Comitê Jacutinga, com assessoria da entidade executiva Ecopef, apresentou esta semana a programação da IX Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense, evento que tradicionalmente comemora o Dia Mundial da Água (22 de março) com uma série de atividades na região e conta com o apoio e a realização de diversas entidades públicas e privadas ligadas ao meio ambiente. Este ano, o tema escolhido pela ONU, foi “Água e mudanças climáticas”. De um modo geral, a data é destinada à reflexão e discussão sobre a relação dos seres humanos com a água, com a preocupação de garantir a sua conservação e proteção. A programação no Alto Uruguai Catarinense também visa destacar esta preocupação nas ações que serão desenvolvidas. “Com a participação expressiva de muitas entidades, preparamos uma programação diversificada, com conteúdo importantes e distribuída de forma a atingir o maior público possível. Acreditamos mais uma vez no sucesso do evento e na sua capacidade de chamar atenção para questões que envolvem essa relação de todos nós com a água”, resumiu o Engº Rafael Leão, presidente da Ecopef e assessor técnico do Comitê Jacutinga.

O calendário de atividades prevê a realização de palestras, debates, visitas, oficinas e caminhadas ecológicas. Várias atividades serão realizadas em escolas, numa forma de atingir diretamente o público infanto-juvenil, definido como fundamental no processo de sensibilização para esta causa.

O histórico do evento evidencia uma evolução muito grande na participação e realização de atividades. Ao longo dos anos isto tem sido cada vez mais intenso, tanto que as comemorações primeiras se davam em apenas um dia, ocupando, posteriormente, uma semana e, nas mais recentes edições, o calendário engloba os meses de março e abril do ano.

Abaixo está disponível o calendário das mais de 70 ações, promovidas por mais de 40 entidades de atuação regional.