Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Programa modelo de Pagamento por Serviços Ambientais é apresentado em Seara, SC Destaque

13/12/2019

Um programa municipal que faz pagamentos aos pequenos proprietários de áreas rurais que ajudam a preservar rios e nascentes. Os detalhes do funcionamento deste programa foram apresentados na quinta-feira, 12 de dezembro de 2019, no auditório da Câmara de Vereadores de Seara, SC, durante palestra do técnico Gilson Becker, coordenador do Programa Protetor da Águas de Vera Cruz, que é secretário municipal de obras, saneamento e trânsito, desenvolvimento rural e meio ambiente no município gaúcho de Vera Cruz, distante 160 quilômetros da capital Porto Alegre. Ele foi convidado pela Embrapa - Suinos e Aves de Concórdia, SC, para falar do programa criado em 2011 e que é considerado exemplo no Brasil. Becker contou que, apesar da resistência inicial de parte dos produtores rurais, o programa rapidamente se tornou um sucesso e hoje beneficia diretamente 63 proprietários, em 68 propriedades que recebem anualmente R$ 325,00 reais de pagamento por hectare de área preservada, mais R$ 200,00 por aderir ao programa, além de receber assistência técnica e diversos insumos gratuitos para a atividade de campo. “Temos análises da água feitas por universidade que mostram uma sensível melhora na qualidade da água e também temos dados que mostram a redução no uso de produtos químicos para o tratamento nas estações. E hoje, a população de Vera Cruz se orgulha da água que tem e de poder beber dela diretamente na torneira”, disse ele.

O coordenador do Programa contou ainda sobre a estrutura construída ao longo da sub-bacia do Arroio Andreas, com apoio da iniciativa privada, onde foram colocados 21 quilômetros de cerca, 103 fontes protegidas e 144 hectares preservados. “A ideia, que no início era só um projeto, virou um programa. E, agora, desde 2015, é Lei Municipal e se transformou em Política Pública Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais. Isto significa que mesmo mudando governos, o programa vai continuar funcionando”, detalhou.

O presidente do Comitê Rio Jacutinga, Alexandre Matthiensen, classificou a iniciativa em Vera Cruz de animadora para todos. “O exemplo que vimos aqui, hoje, serve para solidificar mais ainda a ideia de que é possível fazer algo parecido na região. Só é preciso unir forças como foi feito lá. A comunidade toda envolvida. Sozinho ninguém faz nada”, alertou. O evento contou com o apoio e mobilização da entidade executiva Ecopef.