Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Debate: O futuro do Rio dos Queimados Destaque

22/03/2019

Diagnóstico do Rio dos Queimados: o que fazer agora? Este foi o tema discutido durante o encontro realizado na noite de quinta-feira, 21 de março de 2019, no mini auditório da UnC dentro da programação da Semana da Água, em Concórdia, SC. O evento reuniu profissionais e estudantes e colocou em debate o Diagnóstico Socioambiental apresentado por representantes do poder público municipal. O levantamento realizado por empresa especializada na área definiu metragens de afastamento adequadas para a área urbana às margens do rio Dos Queimados que cruza a área central da cidade. O diagnóstico apontou medidas de 50 metros para nascentes e medidas de 30, 15 e cinco metros para as margens do rio. Conforme os apresentadores do diagnóstico, o trabalho inédito no município agora precisa virar lei para poder ser aplicado. “Quando isso acontecer, veremos na prática o funcionamento das medidas e algumas delas, provavelmente, terão que ser flexibilizadas diante de inevitáveis conflitos de interesse”, preveem.

Na discussão final, os debatedores destacaram a importância dos dados apresentados e também ponderaram a necessidade da participação intensa da sociedade na conclusão da legislação a ser aprovada na Câmara de Vereadores. A percepção de todos é de que o quadro aponta muito mais para uma forte discussão em torno da questão social do que ambiental à cerca do tema. “É um processo longo ainda. É uma responsabilidade muito grande a elaboração desta nova legislação. Através dela demonstraremos o que pretendemos deixar para as gerações futuras”, concluiu Celi Favassa, presidente do Comitê Jacutinga.

Depois de duas horas e meia de discussão, o evento foi encerrado com sentimento de que foi bastante produtivo. O encontro foi promovido pelo Comitê Jacutinga, Aecom, Agrocon, UnC,  ECOPEF e Prefeitura Municipal.