Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

VI Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense Destaque

16/03/2017

Durante todo o mês de março e abril várias ações serão realizadas com foco no Dia Mundial da Água que é comemorado no dia 22 de março. O Comitê do Rio Jacutinga e entidades parceiras organizam a VI Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense.

A água tem sido um fator determinante para o desenvolvimento das principais atividades sociais, ambientais e econômicas da nossa região, desta forma, o Comitê tem atuado buscando desenvolver ações com as mais diversas entidades com o objetivo de dinamizar as discussões e propor ações para o uso eficiente dos recursos hídricos na bacia para garantir a oferta de água em quantidade e qualidade.

O Presidente do Comitê do Rio Jacutinga, Vilmar Comassetto, destaca que a realização desses eventos durante o mês de março tem como objetivo, promover a discussão de maior conscientização das pessoas sobre a importância da água e dos cuidados que devemos ter para garantir a sua oferta em quantidade e qualidade todos os dias.

Saiba mais: O Dia Mundial da Água é celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco 92 no Rio de Janeiro. Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. Neste ano se estabeleceu o tema “Águas Residuais”, como foco das discussões. Popularmente conhecida como esgoto as águas residuais compreendem todo o volume de água que teve suas características naturais alteradas após o uso doméstico, comercial ou industrial. E o retorno dessa água ao meio ambiente deve sofrer tratamento, de modo que ela volte a apresentar qualidade adequada sem causar danos a saúde e ao meio ambiente.

No Brasil a coleta e tratamento das água residuais configuram-se como grande desafio para Saneamento Ambiental. Segundo o Instituto Trata Brasil, apenas 48.6% da população tem acesso a coleta de esgoto, sendo que deste efluente coletado somente 40% passa por algum tipo de tratamento antes de ser devolvido ao meio ambiente.

Entidades parceiras do evento e que estão engajadas buscando sempre e não somente nesta data tomar atitudes que colaborem para a preservação e economia deste bem natural: Comitê do Rio Jacutinga, AECOM, AMAUC, CDA Ambiental, CIDASC, CELESC, Consórcio Lambari, Bombeiros Voluntários de Concórdia, Consórcio Machadinho, ECOPEF, CREA-SC, E.E.F Freya Hoffmann Wettengel, Embrapa, Epagri, FATMA, FIESC/SENAI, FUNDEMA, GELNEX, Instituto Alcoa, IFC de Concórdia, JBS, Queimados Vivo, JCI, Governo de Santa Catarina, Queimados Vivo, LEO Concórdia, Polícia Militar Ambiental, Prefeitura Municipal de Concórdia, Prefeitura Municipal de Ipira, Prefeitura Municipal de Presidente Castello Branco,  Rede Guarani Serra Geral, UnC, UnC FM, SESC e Zat Supermercados.

Confira a programação completa e participe!