Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Comitê Jacutinga realizou II Assembleia Geral Ordinária do ano de 2016 Destaque

20/12/2016

A II Assembleia Geral Ordinária do Comitê Jacutinga aconteceu na última sexta-feira (16), na Câmara de Vereadores do município de Concórdia. Na oportunidade foram apresentados resultados das pesquisas desenvolvidas durante o ano de 2016, intituladas: Projeto Rio Caçador e Projeto Nascentes. Ainda, tratou-se dos encaminhamentos para a realização da VI Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense, coordenado pelo Comitê o evento acontece anualmente em alusão ao “Dia Mundial da Água”, e conta com o envolvimento de diversas instituições da área de abrangência do Comitê Jacutinga.

A pauta continha ainda, os preparativos para a Eleição da nova diretoria do Comitê, que acontecerá na próxima assembleia, em março de 2017.  A diretoria eleita terá mandato de dois anos, com possibilidade de recondução. Somente poderá ser votada chapa devidamente inscrita, conforme prevê o regimento interno.

Representantes da Diretoria de Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina trataram da Proposta de Criação de Entidades Executivas, que visa a Seleção de Organizações da Sociedade Civil para desempenhar as atividades de Entidade Executiva dos Comitês de Bacias. Os editais para o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do rio Itajaí e dos Comitês de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos rios Camboriú, Cubatão, Tijucas e Biguaçu, foram publicados no Portal de Compras do Estado de Santa Catarina (Editais de Chamamento 0004/2016 e 0005/2016). Segundo o Diretor de Recursos Hídricos, Sr. Buno Beilfuss, a previsão é que no primeiro trimestre do ano de 2017 ocorra o lançamento do edital para os Comitês Jacutinga, Peixe, Chapecó/Irani e Antas.

Nos assuntos gerais da Assembleia, o Presidente Sr. Vilmar Comassetto informa que as instituições que não estão cumprindo com o previsto no regimento interno, no que tange a participação das assembleias, serão notificadas e terão prazo para resposta.

Participaram da Assembleia cerca de 40 pessoas, representantes de 29 instituições que compõem o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga.