Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Cadastramento das cisternas instaladas no território de atuação do Comitê Jacutinga Destaque

07/11/2016

O Comitê da Bacia do Rio Jacutinga em parceria com várias entidades, está dando continuidade ao projeto Gestão Integrada da Água. Concluído o cadastro dos poços profundos perfurados, agora será feito o cadastramento das cisternas instaladas no meio rural dos 19 municípios que compõem o território de atuação do Comitê. Nesse cadastro serão coletados dados sobre volume de água armazenada, fonte de captação e uso da água, material utilizado para construção e análise da qualidade da água. O objetivo do projeto é conhecer a realidade envolvendo a captação e armazenamento da água através de cisternas e coletar subsídios para mobilizar os produtores rurais a investirem mais em armazenamento de água como forma de prevenção quando da ocorrência de estiagens ou secas que tem ocorrido de modo recorrente na nossa região. Participam desse trabalho, além do Comitê Rio Jacutinga, o Consórcio Lambari, Epagri, Embrapa e as prefeituras municipais.