Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Comitê Itapocu participa do Seminário Regional do Projeto Mananciais Destaque

24/08/2021

Na última sexta-feira, dia 20/08, o Comitê Itapocu participou do Seminário Regional do Projeto Mananciais, com a presença do Presidente Sr. Hector Silvio Haverroth, da Secretária Executiva Karine Holler e dos técnicos da entidade executiva Univille.

De acordo com o Presidente do Comitê Itapocu, o cumprimento legal do código florestal (Lei nº 12.651/2012) ainda é um desafio, porém o Projeto Mananciais foi um precursor importante no sentido de incentivar esse cumprimento na região do Vale do Itapocu.

Durante o evento as engenheiras florestais Karine Holler e Djeniffer Vieira, apresentaram os resultados do Projeto Mananciais, desde a mobilização dos proprietários rurais, elaboração dos Projetos de Recuperação Ambiental (PRAD), até a execução dos plantios e todo o monitoramento e manutenção nas áreas recuperadas.

Por meio do projeto foram recuperados 40 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em 5 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, em 22 nascentes e 107 propriedades rurais situadas em Corupá, Jaraguá do Sul, Schroeder, Massaranduba e Barra Velha.

Ao final houve a discussão do Plano Regional de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) para os municípios do Vale do Itapocu, o qual apresenta diretrizes, metas, bacias prioritárias e sugestões de atores que poderão estar envolvidos na elaboração de políticas públicas. Este Plano tem o objetivo de nortear a elaboração de programas de PSA nos municípios, caso tenham interesse de implementar.

O Seminário também contou com a participação do @samaesaobentodosul, onde o Diretor-Presidente Osvalcir Peters, ministrou uma palestra sobre Programa Produtor de Água do Rio Vermelho, apresentando as experiências na execução do Programa de PSA no município de São Bento do Sul, que é referência em SC.