Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Seminário de Educação Ambiental é sucesso de público em Jaraguá do Sul Destaque

19/07/2019
Seminário de Educação Ambiental é sucesso de público em Jaraguá do Sul Comitê Itapocu

Um dia de muito aprendizado e provocações sobre o nosso relacionamento com o meio ambiente marcaram o 1° Seminário de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 06 e o 2° Encontro Municipal de Educação Ambiental para professores da Epagri, no dia 17 de junho no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul.

O encontro que reuniu parceiros e profissionais da educação de diversas áreas, foi realizado pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 06 da Baixada Norte (GTEA RH06) no qual o Comitê Itapocu e a Amvali fazem parte, buscando o fortalecimento de ações e políticas através da educação ambiental em nossa região.

O evento iniciou com uma bela apresentação musical através da professora Jane Cristofolinide Souza, do CEI Vidalina Xavier do município de Massaranduba. E para a abertura do evento, a Assistente de Educação Ambiental Monica Koch apresentou aComissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Santa Catarina (CIEA/SC), e o Geógrafo Felipe Augusto de Oliveira, coordenador do GTEA RH 06 fez uma breve apresentação do trabalho do grupo na baixada norte catarinense.

A primeira palestra foi ministrada pelo Prof. Ricardo de Menezes, da UNOESC, com o tema “Conceitos de Educação Ambiental”, na qual apresentou as políticas nacionais que tratam a educação ambiental. Logo após, o Dr. Ademir Reis, falou sobre a conexão do ecossistema com a educação ambiental, e relembrou através de conceitos básicos de como a natureza é organizada em seus ciclos de desenvolvimento e da importância de levarmos a conscientização ambiental para todas as esferas da educação, seja na matemática, geografia, português, entre outras.

No período da tarde, tivemos a apresentação dos trabalhos do GTEA RH 07 e atividades de integração entre os participantes com a Prof. Dra. Raquel Orsi Mafra, de Itajaí. Em seguida o Dr. Alexandre Schmitt dos Santos, Promotor Regional do Meio Ambiente, falou o papel do Ministério Público nas ações de educação ambiental e na proteção do meio ambiente através de procedimentos penais, investigatórios e de fiscalização.

A Polícia Ambiental também apresentou as ações que fazem com as crianças e os jovens, através de teatros, gincanas e demais atividades voltadas a preservação do meio ambiente e integração social do Programa Protetor Ambiental da PMA de SC. A última apresentação ficou por conta da Analista Ambiental Marta Beatriz Maccarini e do Sr. João Batista de Andrade, Gerente de Desenvolvimento Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA da regional de Jaraguá do Sul, onde apresentaram o licenciamento ambiental como um agente e oportunidades para a educação ambiental.

O evento foi finalizado com uma roda de conversa, onde os participantes puderam tirar suas dúvidas e compartilhar informações que agregaram positivamente o encontro.

O GTEA RH 06 agradece a todos os participantes, palestrantes, patrocinadores para a realização desse primeiro Seminário Regional de Educação Ambiental.

Confira todas as fotos do evento na nossa página do Facebook: http://bit.ly/facebookfotosseminario