Rio Itapocu e Bacias Contíguas

III Reunião de Equipe Técnica do Comitê Itapocu Destaque

05/07/2019
Da esquerda para a direita, Sérgio Santini, Karine Holler, Jalielson Fernandes e Felipe Augusto. Da esquerda para a direita, Sérgio Santini, Karine Holler, Jalielson Fernandes e Felipe Augusto. Comitê Itapocu

No dia 24 de Junho de 2019 às 09h, foi realizada na sede do Comitê Itapocu, a III Reunião de Equipe Técnica do Comitê Itapocu, onde estiveram presentes, o presidente do Comitê, Sr. Sérgio Santini, a Secretária Executiva do Comitê, Srta. Karine R. Holler, o Consultor Técnico da Entidade Executiva do Comitê, Sr. Felipe Augusto H. D. Oliveira e o estagiário da área de comunicação Jalielson Pires Fernandes.

A reunião teve início com a apresentação dos materiais produzidos pelo estagiário de Comunicação, sendo esses: Informativos das águas; Identidade visual e material de divulgação da Capacitação sobre PSA; Identidade visual e material de divulgação do Panorama das Águas; Postagens nas redes sociais das ações do Comitê; Produção da Pasta do Comitê para utilização em eventos.

Na sequência, foi entregue para a presidência o ofício da OAB, Subseção de Balneário Piçarras, solicitando a inclusão da entidade como membro do Comitê. A solicitação será debatida em reunião da diretoria. Sobre o tópico Pró Comitês, no dia 26/06 o consultor terá uma reunião na sede da entidade executiva e lá receberá as informações sobre a capacitação referente ao Pró Comitês que ocorreu na SDS no dia 19/06. Os dados serão repassados em próxima reunião à diretoria.

Seguindo na pauta, o Inquérito Civil da contaminação do Rio Itapocuzinho está em andamento. Até o momento não ocorrem mais eventos de contaminação do Rio Itapocuzinho. A pedido do MP/SC O Comitê está responsável pela atualização do mapa (Plano de lançamento de efluentes) das empresas a partir dos dados enviados pelo IMA e prefeituras de Schroeder, Jaraguá do Sul e Guaramirim.

Dando continuidade aos tópicos em pauta, foram analisados 3 currículos para contratação de estagiário na área técnica ambiental. Também foi confeccionado ofício solicitando a Coordenadora da entidade executiva Capacitação com carga horária de 4 horas com o tema “Leis da Águas e Gestão dos Recursos Hídricos”, a ser realizada de forma presencial na sede do Comitê Itapocu. As datas das reuniões de diretoria foram sugeridas para serem modificadas para a primeira quarta-feira de cada mês, sendo que na próxima sugere-se a pauta de: Entrada de entidades; Definição da capacitação; Pro Comitês; Câmaras temáticas (Outorga e Enquadramento). Foi solicitado também a aquisição de novos armários e de manutenção dos computadores do Comitê, bem como a possibilidade de alteração do plano de trabalho. Finalizando a reunião, solicitou-se também os projetos de Educação Ambiental e de colaboração/apoio entre o Comitê e a AMVALI.