Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Primeira Etapa do Plano Estadual de Recursos Hídricos é apresentada Destaque

26/10/2016

Os membros dos comitês Itapocu e Cubatão e Cachoeira participaram na tarde de ontem (25) do Encontro Regional do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina no Auditório da Univille, em Joinville. O encontro foi coordenado pelos Engenheiros Vinicius Ragghianti e Marcelo Curtarelli ambos da Fundação Certi e o Gerente de Planejamento de Recursos Hídricos da SDS Rui Batista Antunes.

O objetivo do encontro foi apresentar a “Caracterização das Regiões Hidrográficas” que se refere aos aspectos físicos, bióticos e antrópicos das regiões hidrográficas e também o “Diagnóstico da Situação Atual dos Recursos Hídricos” no qual é feito a compilação dos dados e estima as demandas e disponibilidades hídricas para a elaboração do balanço da qualidade e quantidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos de todo o Estado.

O Diagnóstico trouxe várias informações importantes para a Região Hidrográfica 06 da Baixada Norte, como a vazão retirada total, em que a Bacia do rio Itapocu possui uma das maiores demandas do Estado com 6,6 m³/s. Outro dado apresentado é a Situação Crítica referente ao balanço quantitativo de água na baixada norte, relacionado aos conflitos da indústria, abastecimento público e irrigação.

Além do Plano Estadual – PERH SC, a Bacia do Hidrográfica do rio Itapocu está elaborando o Plano de Bacia, que tem como objetivo promover o planejamento, identificar ações de gestão, programas, projetos, obras e investimentos que possam garantir o desenvolvimento sustentável da região.

Primeira Etapa do Plano Estadual de Recursos Hídricos é apresentada