Rio Itajaí

37ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO COMITÊ DO ITAJAÍ

08/01/2018

Confira o que aconteceu na última Assembleia de 2017

A 37ª AGO, realizada no dia 14 de dezembro no Auditório da Associação Empresarial de Indaial (ACIDI), teve a seguinte Ordem do Dia:

1) Uso múltiplo das barragens de contenção de cheias;

2) Aprovação da ata da 31ª. AGE;

3) Definição do calendário de reuniões do Comitê do Itajaí para 2018;

4) Apresentação da previsão orçamentária da Fundação Piava para 2018;

5) Aprovação do Plano de Atividades do Comitê do Itajaí para 2018;

6) Renovação da composição da Câmara de Assessoramento Técnico (CAT);

7) Aprovação do convênio Comitê do Itajaí e Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); e

8) Assuntos Gerais.

Uso múltiplo das barragens de contenção de cheias foi destaque da 37ª AGO do Comitê do Itajaí

Quanto à questão do uso múltiplo das barragens o secretário apresentou dados do nível do rio com a operação da barragem Sul (Ituporanga), realizada entre setembro e outubro, e comparou com os dias atuais, sem operação. Agora as comportas das barragens estão abertas e a água do rio segue o fluxo normal. "Hoje não temos mais água no reservatório até para demonstrar que é um estudo que deve ser analisado porque temos a previsão de mais estiagem e buscamos este entendimento com uma operação clara e debatida com o Comitê", afirma Moratelli.

O secretário Sr. Rodrigo Moratelli destacou que as barragens na Bacia do Itajaí foram construídas para a contenção de cheias, mas o uso múltiplo é uma possibilidade que pode ser realizada, e uma operação bem feita traz resultados satisfatórios. Além disso, comentou sobre a importância da proximidade entre Comitê e Secretaria "O Comitê é um braço parceiro da secretaria, pois todas as ações da Defesa Civil SC visam proteger a bacia do Rio, a população e manter um bom aproveitamento dos recursos hídricos da região", finalizou o secretário Moratelli.

Durante a apresentação do Secretário houve manifestações a favor da operação das barragens destacando a importância do uso múltiplo e armazenamento de água, e também questionamentos quanto à falta de diálogo entre a defesa civil e a população sobre o tema, o que pode acarretar em dúvidas e mal-entendidos entre os usuários da água sobre a operação das barragens e suas consequências.

Quanto à questão de contenção de cheias na Bacia, houve questionamentos referentes às obras estruturais que estão sendo planejadas. Questionou-se porque estão sendo planejadas apenas obras estruturais para a contenção de cheias, enquanto as medidas não estruturais, sabidamente importantes e relevantes, não entram nos projetos, como também não recebem a devida divulgação. Além disso, questionou-se a respeito da possibilidade de o Governo Estadual pressionar os municípios, uma vez que a gestão territorial é competência dos municípios e muitas áreas estão sendo ocupadas indevidamente.

Calendário das reuniões do Comitê para 2018

Também, durante a 37ª AGO, os membros do Comitê aprovaram o calendário das reuniões do Comitê para o ano de 2018. Estão programadas no calendário duas Assembleias Gerais Ordinárias e mais três Assembleias Gerais Extraordinárias. Além do calendário das Assembleias ainda acontecerão às reuniões da Diretoria do Comitê do Itajaí que são mensais. Confira o calendário de reuniões:

Aprovação do Plano de Atividades do Comitê para 2018

Outro item importante da pauta foi a Aprovação do Plano de Atividades do Comitê do Itajaí para 2018. O plano aprovado conta com atividades referentes ao planejamento estratégico, comunicação, articulação e mobilização social do Comitê, elaboração do plano de capacitações para membros do comitê e para o público de interesse na bacia, organização da Semana da Água de 2018 e organização XI Fórum Permanente de Prevenção aos Riscos de Desastres Naturais na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí.

Nova composição da Câmara de Assessoramento Técnico – CAT

A nova composição da Câmara de Assessoramento Técnico – CAT, foi aprovada como 6º item da ordem do dia e será objeto de resolução do Comitê a ser aprovada na próxima Assembleia. Confira abaixo a lista com as instituições que compõe a CAT: