Rio Itajaí

REPRESENTANTES DO COMITÊ DO ITAJAÍ PARTICIPARAM DE WORKSHOP PARA DEFINIÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARA 2030 EM RIO DO SUL

31/08/2017

O evento reuniu mais de 200 pessoas no Auditório do IFSC em Rio do Sul

Um olhar coletivo para o futuro, saber onde estamos e para onde vamos. Esse é o objetivo do Plano de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina 2030. O Workshop da Macrorregião do Alto Vale do Itajaí, foi realizado no dia 23 de agosto e reuniu mais de 200 representantes de diferentes instituições da sociedade civil organizada da região. Na ocasião o Comitê do Itajaí foi representado pelo seu Vice-Presidente, Odair Fernandes, e pelo Conselheiro Consultivo, Cleber Stassun. Segundo Odair “ é preciso pensar em metas de meio ambiente para as demandas de recursos hídricos no horizonte de 2030”.

O Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030 tem como propósito agregar esforços e resultados alcançados, como também aumentar a efetividade dos programas já realizados e em andamento, pelo governo estadual. É uma iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Planejamento, em cooperação à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Cleber ainda destacou: “Defendemos a implantação do plano de prevenção e mitigação de desastres naturais como item fundamental para o eixo do desenvolvimento econômico do Alto Vale do Itajaí. Além de todos os gargalos já conhecidos da nossa precária infraestrutura de transportes, as inundações, enxurradas e deslizamentos têm acarretado prejuízos e perdas financeiras recorrentes para as famílias e os negócios locais. Em função da cultura de prevenção que está se criando desde 2011, as perdas materiais são cada vez menores. Mas temos que considerar que a cada inundação de maior porte empresas param e deixam de faturar por períodos muitas vezes superiores a 15, 20 dias. Isso é gravíssimo. Toda a economia sofre. Ainda diante de um cenário que já é de crise. Não temos como negar que esta conjuntura só desestimula novos investimentos e até a manutenção das empresas na região”.

O próximo Workshop regional acontece em Blumenau no dia 12 de setembro.