Rio Itajaí

Fórum sobre drenagem urbana reúne profissionais, alunos e comunidade

16/06/2016

Durante a última terça-feira (14), aconteceu no Auditório do Centreventos Itajaí, o VIII Fórum Permanente de Prevenção aos Riscos de Desastres na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí. Na ocasião, profissionais de diversas áreas, instituições e a comunidade puderam ampliar conhecimentos e debater sobre o tema Drenagem Urbana no Contexto da Prevenção de Desastres. Essa é a primeira edição sediada pelo município.

Durante a manhã, o palestrante Nilo Nascimento, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministrou palestra sobre a avaliação de impactos de inundações. Além disso, Walter Collischonn, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS), palestrou sobre a Previsão de Cheias por “ensemble”. Após cada palestra, foi aberto espaço para questionamentos.

No período da tarde, Eduardo Mario Mediondo, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), conversou sobre o monitoramento e alerta de desastres. E, para finalizar o ciclo de palestras, Francisco Carlos do Nascimento, da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) e Vinícius Tischer, da Ecolibra – Projetos e Sustentabilidade, apresentaram as obras de drenagem implantadas em Itajaí e a síntese do Plano Municipal de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais.

De acordo com a Superintendente da Famai, Rogéria Santos Mussi, “apesar da existência de conhecimentos técnicos desenvolvidos por algumas Universidades e Institutos de pesquisa para dar suporte técnico às ações de prevenção de riscos urbanos, ainda se observa que é reduzido o número de municípios que contemplam a gestão de riscos em seus planos de desenvolvimento urbano. O evento realizado foi mais uma oportunidade para se promover o debate e a troca de ideias sobre o tema”.

Fonte e foto: Famai Itajaí (www.famai.itajai.sc.gov.br)