Rio do Peixe e Bacias Contíguas

Fórum do Comitê Rio do Peixe promove ampla discussão sobre Planos de Recursos Hídricos Destaque

Comitê Rio do Peixe

Foi realizada na tarde de quinta-feira, dia 15, a décima terceira edição do Fórum do Comitê Rio do Peixe - um evento tradicional na Bacia, que vem sendo realizado desde o ano de 2006, trazendo discussões sobre temáticas relevantes para a gestão dos recursos hídricos na bacia hidrográfica.

Neste ano, a temática escolhida foi "Planos de Recursos Hídricos", com o objetivo de apresentar e esclarecer as diferenças entre os Planos nas suas três escalas de implementações: federal, estadual e de bacia hidrográfica e, com isso, demonstrar a importância da sua efetiva execução.

A primeira palestrante da tarde, Dra. Luciana Zago de Andrade, coordenadora de Planos de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), fez uma abordagem dinâmica e explicativa a respeito dos Planos de Recursos Hídricos, especialmente sobre o Plano Nacional e das Bacias Interfederativas. Ela enfatizou a importância de se elaborarem planos que sejam condizentes com as realidades das bacias, bem como sejam planos passíveis de serem aplicados efetivamente. Também destacou que os Comitês têm papel muito importante neste processo de implementação deste instrumento.

Na sequência, representando a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, o Sr. Leonardo Porto Ferreira apresentou uma síntese do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina (PERH/SC) e as perspectivas de implementação das metas estabelecidas no instrumento. Ferreira destacou que uma das metas do PERH/SC é que todas as bacias do Estado tenham seus Planos elaborados até o ano de 2027, e enfatizou que o edital para elaboração do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe e Bacias Contíguas está pronto, e somente não foi relançado devido à pandemia.

Para finalizar a tarde de palestras, o Dr. Anderson Clayton Rhoden, Vice-Presidente do Comitê Rio das Antas, trouxe sua experiência na coordenação da elaboração do Plano da Bacia do Rio das Antas, Bacias Contíguas e Afluentes do Peperi-Guaçu. Rhoden detalhou todas as etapas que devem ser contempladas em um plano, destacando que o Comitê tem papel indispensável e contribui efetivamente no processo de acompanhamento da elaboração do Plano.

O Fórum contou mais de 80 participantes de diversos Estados do país, tendo uma ampla participação dos membros do Comitê Rio do Peixe e dos demais Comitês de Santa Catarina, além de representantes dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Roraima, Mato Grosso, além de representantes do Peru e da Hungria.

O evento foi promovido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, organizado pela entidade Executiva Ecopef, com apoio e anuência da SDE.

"Agradecemos aos palestrantes que participaram do nosso Fórum online, oferecendo uma grande contribuição para as discussões dos temas relacionados à gestão dos recursos hídricos. Externo também os meus agradecimentos a todos os técnicos e à equipe da ECOPEF pelo empenho na organização. Foram mais de 80 participantes de vários estados e até de outros países", destaca o presidente do Comitê Rio do Peixe, Andrei Goldbach.

Ler 2062 vezes