Rio do Peixe e Bacias Contíguas

Câmara Técnica relata resolução de conflito em reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos Destaque

Comitê Rio do Peixe

O Comitê Rio do Peixe participou da 56ª Reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos que ocorreu na última quinta-feira, dia 20 de agosto.  Na oportunidade foi apresentado um relato acerca do conflito pelo uso da água na bacia do Rio do Peixe (com emissão de parecer técnico da Câmara Técnica de Mediação de Conflitos). Representaram o Comitê: o coordenador da Câmara Técnica de Mediação de Conflitos e vice-presidente do Comitê Rio do Peixe, Maurício Perazzoli, e o relator da Câmara Técnica, Edson Spier.

Segundo o relator da Câmara Técnica, Edson Spier, o Comitê recebeu um ofício do Sistema Intermunicipal de Água e Esgoto de Joaçaba, Herval d'Oeste e Luzerna (SIMAE), que é responsável pelo abastecimento de água e tratamento do esgoto dos três municípios, manifestando a preocupação quanto ao nível de captação de água do Rio do Peixe, que estava ficando abaixo do nível mínimo de operação, dificultando a coleta de água a ser distribuída à população. Dessa forma, o Comitê se organizou, formou uma Câmara Técnica e realizou uma discussão muito produtiva com todos os atores envolvidos.

Spier explica que houve um encaminhamento resolutivo para o assunto. "Chegou-se a um acordo para que, em períodos de estiagem mais longa na região,  a comunicação seja mais próxima entre a Autarquia e os empreendimentos de geração de energia. Tudo se resolveu da melhor forma possível. Nesta  semana, representando o Comitê, apresentamos esse tema junto ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos", assinala Spier.

Ler 2840 vezes