Rio do Peixe e Bacias Contíguas

Dia Municipal da Água: Comitê Rio do Peixe alerta vereadores de Água Doce sobre as questões hídricas Destaque

Comitê Rio do Peixe

Para comemorar o Dia Municipal da Água comemorado em 08 de julho no município, o Secretário Executivo do Comitê do Rio do Peixe, Ricardo Marcelo de Menezes, fez um alerta aos vereadores da Câmara de Vereadores de Água Doce/SC, sobre os altos índices de poluição de rios urbanos na Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, durante sessão do legislativo.

Menezes foi convidado a falar sobre a importância da gestão da água na bacia. Destacou que os centros urbanos da região têm baixíssimos índices de esgotamento sanitário coletivo, o que tem trazido consequências muito danosas e colocado em risco a saúde da população. “Algo tem que ser feito agora. Temos que cuidar das fontes, limpar os rios, temos que despoluir, usar menos agrotóxicos, deixar margens maiores entre os rios e as lavouras, dar tratamento adequado às esterqueiras. E os setores públicos têm que se preocupar em trazer para as áreas urbanas esgotamentos sanitários mais efetivos”, indicou.

Ricardo falou aos vereadores durante 25 minutos e procurou sempre lembrar da importância deles no processo de gestão das águas. Solicitou uma intervenção direta dos parlamentares para o tema receber a atenção que merece. “Sugiro que vocês se mobilizem e nos ajudem a sensibilizar a sociedade e o executivo para tratar sobre recursos hídricos com mais prioridade”, cobrou.

Durante a sessão também aconteceu a apresentação do Grupo de Trabalho da Água, divulgando o Projeto Produtor de Água: Rio Água Doce, que terá sua execução iniciada assim que a Polícia Militar Ambiental fizer a liberação do recurso financeiro. O projeto desenvolvido pelo GT da Água, que tem o Comitê Rio do Peixe como parceiro, tem como objetivo promover ações de restauração e conservação ambiental na microbacia do Rio Água Doce.

Ler 1248 vezes Última modificação em Quarta, 10 Julho 2019 15:18