Rio do Peixe e Bacias Contíguas

Projeto Produtor de Água: Microbacia do Rio Água Doce Destaque

Comitê Rio do Peixe

Na tarde do dia 22 de março, dia mundial da água, aconteceu a apresentação do Projeto Produtor de Água: Rio Água Doce, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho (GT) formado pelos seguintes integrantes: Enio Mario Mendes, Engenheiro Agrônomo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR; Vilson Antonio Verona, Vice-Prefeito de Água Doce e Presidente do Sindicato Rural; Raquel Antunes da Silva Sagaz, Professora da Escola Estadual Ruth Lebarbechon; Jociel da Rosa Surdi, Engenheiro Agrônomo da EPAGRI; Izabella Barison Matos, Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCol/UFRGS); Elaine Zanatto, Estudante da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e; Ricardo dos Santos, Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Água Doce. O GT contou com o auxílio da Gerência de Projetos de Mudanças Climáticas, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS).
      Na oportunidade, o Engº Agrônomo Enio Mario Mendes apresentou o trabalho desenvolvido durante o ano de 2018, o qual teve início no 6º e último Seminário Regional da Água e que teve como objetivo a gestão de ações de restauração e conservação ambiental na microbacia. Tal trabalho culminou na elaboração de outro projeto dentro da microbacia: o "Projeto Rio Água Doce: Proteção de nascentes e ações de saneamento rural".
      A intenção do GT com a execução do novo projeto é realizar a proteção de pelo menos 10 nascentes que se encontram em áreas mapeadas como de elevado interesse de preservação. Além disso, tem-se como objetivo promover o saneamento rural em 5 propriedades, através da construção de fossas biodigestoras ou de cisternas para aproveitamento de água da chuva.
     Para que o projeto seja executado, o GT irá buscar os recursos necessários junto à Polícia Militar Ambiental, através da Portaria nº 002/CPMA/PMSC/2016 que estabelece referências para a orientação e aprovação dos projetos de conversão de multa simples, em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente.
     A expectativa é que o projeto tenha início no ano de 2019 e tenha continuidade com o decorrer do tempo.

Ler 1481 vezes Última modificação em Sexta, 10 Maio 2019 10:12