Rio do Peixe e Bacias Contíguas

Debate: “Água Para um Mundo Sustentável" Destaque

Comitê Rio do Peixe

A Unoesc Videira,  através dos cursos de Engenharia Química,  Engenharia  Sanitária e Ambiental, Engenharia de Alimentos e Biotecnologia realizou na noite  de ontem, 24, um amplo debate sobre a situação atual dos recursos hídricos. O evento realizado no auditório do campus reuniu cerca de 400 pessoas entre estudantes, profissionais da área e demais interessados no assunto, e marcou as comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado no domingo, 22 de março.

“Água Para um Mundo Sustentável" foi o tema do encontro que contou com a presença de várias entidades, as quais, através de seus representantes, expuseram um diagnóstico da situação atual no  estado e região, apontando ações de preservação que estão em desenvolvimento.

O superintendente regional da Fatma Dario Francio explicou sobre a obrigatoriedade do licenciamento ambiental para realização de atividades diversas ligadas ao solo e à água. O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura de Videira Celso Brancher, discorreu sobre as ações do poder público na preservação de nascentes e cursos d’água e, as novas regras para perfuração de poços artesianos, hoje bem mais restritas.  Já, Cesar Rodolfo Seibt, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do estado de Santa Catarina, abordou a importância da atuação e estruturação dos comitês de bacias hidrográficas; e Rafael Hopen dos Santos, representando Associação comercial Industrial e Agrícola (Aciav) e BRF, apresentou o case da empresa, que demonstra o trabalho feito na captação da água do Rio do Peixe, utilizada na indústria, assim como o destino final dos resíduos.

RELATÓRIO DA ONU

Ainda durante o encontro, o público pôde acompanhar dados do Relatório Mundial das Nações Unidas (ONU) sobre a situação atual da água no Planeta. O trabalho foi apresentando por sua relatora, a videirense Ângela Renata Cordeiro Ortigara, graduada em Saneamento Ambiental pela Unoesc Videira edoutora em Engenharia Ambiental pelo Departamento de Engenharia Civil, Ambiental e Mecânica da Università degli Studi di Trento (Itália), onde desenvolveu sua pesquisa.

Ela expôs, de maneira detalhada, a situação da água no Planeta. Disse que a situação preocupa, mas ainda não é de desespero, e que de maneira urgente se precisa pôr em prática as diversas políticas públicas, assim como algumas ações que são de vital importância para a sustentabilidade do Planeta no que se refere ao uso e a própria existência da água.

Ângela, que atualmente trabalha na ONU, conta que escolheu a Unoesc para apresentar oficialmente o relatório, por ter iniciado aqui na instituição o seu projeto de vida, que é de atuar em prol da preservação e conservação da água.

— Desde criança sempre tive esta preocupação. Quando comecei minha graduação, fui incentivada por professores a trabalhar profundamente com essa questão e, com muita força de vontade, volto hoje a minha terra natal para falar para este seleto público. Estou orgulhosa disso— finalizou.

Já o vice-reitor de campus Antonio Carlos de Souza considerou o evento como uma grande oportunidade para se pensar melhor na preservação do recurso.

— Ficamos felizes em receber nossa egressa de Saneamento Ambiental, assim como os representantes dos órgãos públicos e entidades que deram sua contribuição para o evento, o qual também oportunizou aprimoramento de conteúdo aos acadêmicos, além de uma visão mais critica a respeito do que estamos ou podemos fazer para preservarmos nossa água de cada dia— reforçou.

AVALIAÇÃO ALTAMENTE POSITIVA

A professora Carla Suntti, coordenadora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e uma das organizadoras do evento, afirma que as expectativas foram superadas.

— Eu acredito que foi muito produtivo termos na nossa universidade a apresentação desse relatório da ONU, que nos permitiu conhecer os caminhos que deveremos seguir se quisermos preservar a nossa preciosa água. Cabe ressaltar ainda, o quanto é importante a participação do poder público e da sociedade civil nesse processo, pois a mudança que queremos deve ser participativa, e a Universidade também precisa estar envolvida e ser a propulsora dessas mudanças— concluiu.

COMITÊ RIO DO PEIXE PARCEIRO DO EVENTO

O professor Ricardo Marcelo de Menezes, presidente do comitê Rio do Peixe, entidade parceira na realização do encontro, prestigiou o debate e respaldou a iniciativa em sua realização. Ele reiterou que deve ser um compromisso da sociedade como um todo continuar a luta por formular ações e concretização de iniciativas que estejam ligadas ao meio ambiente, em especial à preservação da água.

FONTE: http://www.unoesc.edu.br/noticias/single/relatorio-da-onu-sobre-a-situacaeo-da-agua-no-planeta-e-apresentado-na-unoe

Ler 1646 vezes