Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

04/12/2020

5 DE DEZEMBRO DIA MUNDIAL DO SOLO

Clístenes Antônio Guadagnin*

Esta data comemorativa tem por objetivo sensibilizar a sociedade para promover a consciência de que os solos são fundamentais para a sustentabilidade da vida na Terra. É urgente reconhecer o solo como um sistema vivo, formado da integração entre minerais, ar, água e organismos, primordial para o desenvolvimento agrícola, a estabilidade dos ecossistemas, a segurança alimentar e as pressões de uma população em crescimento mundial. O solo é vital para o planeta e realiza funções responsáveis para produzir a alimentação humana e animal, conservar a biodiversidade e os ciclos naturais, reduzir o impacto das mudanças climáticas, gerar bioenergia, sustentar construções, proteger águas subterrâneas e superficiais como filtro e armazém, entre outras. Apesar de todas essas contribuições aos seres vivos, o solo não tem sido adequadamente tratado pelos humanos, os únicos capazes de, ao mesmo tempo, usá-lo e conservá-lo. O mau uso e a falta da conservação dos solos, a seca e as queimadas continuam a representar sérios desafios locais e globais para promover a sustentabilidade.

O dia 05 de dezembro foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Mundial do Solo através da Resolução n.º 68/232 de 20/12/2013, tendo por base os seguintes princípios: 1) Os solos são fundamentais para a sustentação da vida na Terra, pois constituem a base para o desenvolvimento agrícola, para as funções dos ecossistemas essenciais e segurança alimentar; 2) A sustentabilidade dos solos é fundamental para enfrentar as pressões de uma população em crescimento, e assim a gestão sustentável dos solos pode contribuir para solos saudáveis, para a segurança da produção de alimento a nível mundial e para os ecossistemas estáveis e sua utilização de forma sustentável; 3) A boa gestão dos solos têm uma importância econômica e social determinante para a biodiversidade, agricultura sustentável e segurança alimentar, erradicação da pobreza, capacitação das mulheres, combate às alterações climáticas, melhoria da disponibilidade de água, salientando que a desertificação, a degradação dos solos e a seca são desafios de dimensão mundial, que continuam a representar sérios desafios para o desenvolvimento sustentável de todos os países, em especial os países em desenvolvimento; 4) A necessidade urgente, em todos os níveis, para aumentar a consciencialização e promoção da sustentabilidade dos recursos limitados de solo, utilizando a melhor informação científica disponível e tomar como base todas as dimensões do desenvolvimento sustentável.

A importância do solo justifica plenamente a comemoração do Dia Mundial do Solo, em 05 de dezembro. Entretanto, é ainda mais importante o engajamento do poder público, sociedade civil e principalmente dos cidadãos que adotem gestos para a conservação do solo e recursos naturais em suas ações diárias, a fim de transformar essa data numa comemoração constante, durante todos 365 dias do ano.

* Engenheiro Agrônomo, Agente de Extensão Rural da Epagri na Gerência Regional de São Miguel do Oeste, Líder do Programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental no Extremo Oeste, Secretário Executivo do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Antas, Bacias Contíguas e Afluentes Catarinenses do Rio Peperi-guaçu. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Arte: Assessoria de Comunicação da ECOPEF à serviço dos 04 Comitês do Oeste