Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Comitês do oeste realizam curso sobre Cisternas Destaque

16/07/2020

COMITÊS DO OESTE REALIZAM CURSO SOBRE CISTERNAS

“O aproveitamento de água de chuva é uma alternativa que tem se mostrado viável para superar a falta de água em situação de escassez.” Foi com este pensamento que os quatro Comitês de Bacia Hidrográfica do Oeste de Santa Catarina, promoveram, na terça-feira, 14 de julho de 2020, o curso Sistemas de Aproveitamento de Água de Chuva Cisternas. A região Oeste tem sido uma das mais afetadas pelo problema, com a ocorrência de estiagens que tem  comprometido a produção no meio rural. O objetivo do curso foi de capacitar técnicos que atuam na assistência técnica e membros dos comitês sobre tecnologias existentes sobre o tema. O evento contou com a participação de 185 pessoas entre membros dos comitês de bacia, pesquisadores, produtores rurais e técnicos de cooperativas e agroindústrias.

Foi organizado pela entidade executiva Ecopef, que presta assessoria aos comitês, e contou com a presença de três palestrantes: Alexandre Matthiensen, pesquisador da Embrapa e presidente do Comitê Rio Jacutinga, o pesquisador e professor da UFSC, Márcio Antônio Nogueira Andrade e o técnico em agropecuária Roque Steffens. Na avaliação dos palestrantes, um sistema de aproveitamento de água da chuva deve estar inserido dentro de uma perspectiva de gestão integrada da água na propriedade e para o seu dimensionamento devem ser consideradas todas as suas particularidades. “No entanto, como toda a tecnologia que busque oferecer segurança hídrica, além de estar associada a um sistema de gestão integrada da água, também exige cuidados desde sua instalação, utilização e conservação para que cumpra a sua finalidade”, orientaram eles.

O curso também atendeu uma demanda da equipe de técnicos do Sistema Cooperativa Central Aurora Alimentos. Outros participantes também foram atraídos para o debate depois que o Consórcio CONDER Ambiental, presente na região extremo-oeste do estado, lançou a Instrução Normativa 06, de 25/05/2020 que torna obrigatória a construção de cisternas junto aos processos de licenciamento ambiental.

Os palestrantes

ALEXANDRE MATTHIENSEN:  presidente do comitê da bacia do rio Jacutinga e possui PhD em Ciências Biológicas pela University of Dundee (Dandí), Reino Unido. UK. Tem experiência na área de recursos hídricos, microbiologia aquática, ecologia, com ênfase em toxicologia ambiental e qualidade de água.

ROQUE FAUSTINO STEFFENS: técnico em Agropecuária e como extensionista da Epagri, atuou durante 29 anos na orientação dos agricultores e entidades ligadas ao meio rural visando a produção de alimentos com qualidade e sustentabilidade.

MARCIO ANTONIO NOGUEIRA ANDRADE: doutor em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Núcleo de Engenharia Sanitária do Departamento de Hidráulica - Lisboa-Portugal e na Cornell University - em Ithaca - Nova Iorque - Estados Unidos

Fonte: Assessoria de Comunicação da ECOPEF à serviço dos quatro comitês do Oeste de SC