Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio das Antas é aprovado Destaque

02/08/2019

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina (CERH) aprovou, na quinta-feira, 01 de agosto de 2019, em Florianópolis, o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio das Antas, localizada no extremo Oeste catarinense. O evento aconteceu na presença do presidente do CERH e Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Lucas Esmeraldino.

O documento é considerado instrumento fundamental na gestão das águas de Bacias e está previsto na Política Nacional do setor. O momento da aprovação foi precedido pela apresentação do Plano aos conselheiros pelo professor Hector Munhoz e pelo professor Anderson Clayton Rhoden, que também coordenaram a execução do Plano. Eles estavam acompanhados ainda pelo vice-presidente do Comitê do Rio das Antas, Gilberto Mileski e pelo coordenador da Ecopef, Vilmar Comassetto. “O grande desafio a partir de agora é o estabelecimento de parcerias com o governo estadual, municípios e a iniciativa privada para a captação de recursos necessários à implementação das metas e ações previstas no Plano”, apontou Mileski durante o evento.

O Plano apresenta um diagnóstico da situação das águas na Bacia e enumera 30 metas e 116 ações previstas para serem atingidas até o ano de 2027. As medidas têm como propósito garantir a água em quantidade e qualidade para todos os usos na Bacia. Na apresentação destacou-se ainda o caráter democrático da elaboração do documento que teve ampla participação da comunidade e obedeceu a critérios técnicos rígidos. Ao final, Mileski agradeceu a assessoria técnica prestada pela entidade Ecopef durante o processo e a todos que participaram ativamente da elaboração do Plano.