Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

Gestão das águas na Bacia do Rio das Antas ganha novo fôlego Destaque

07/03/2019

O ano de 2019 deverá ser um período de muitas ações para a preservação e proteção das águas da bacia hidrográfica do Rio das Antas, Afluentes do Peperi-Guaçu e Bacias Contíguas. Esta foi a avaliação dos participantes do encontro realizado nesta quinta-feira, 17 de janeiro de 2019, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste que reuniu membros do Comitê da Bacia do Rio das Antas e a Ecopef. O otimismo se deve a previsão de liberação de recursos para a realização das atividades e a disponibilização de uma equipe técnica que auxiliará na organização do comitê, na mobilização social e na capacitação dos membros.  A Ecopef, entidade escolhida por edital do Governo do Estado para atuar como secretaria executiva do comitê, é a responsável pela equipe. “A reunião foi bastante produtiva. Definimos um calendário de ações para o ano todo. A expectativa é que daqui pra frente a gente consiga executar as ações previstas em nosso Plano de Recursos Hídricos da Bacia aprovado no ano passado”, afirmou Giovani José Teixeira, presidente do Comitê do Rio das Antas.

De acordo com informações presentes no Plano de Recursos Hídricos, a situação atual das águas na região é preocupante, tanto no aspecto de quantidade quanto de qualidade. Por isso, a realização de ações é importante para garantir que o desenvolvimento regional não seja prejudicado pela falta de cuidados com a água.

A equipe técnica disponibilizada pela Ecopef é formada pela engenheira agrônoma Alessandra Kieling, a técnica administrativa Kahuana Ortigara e o coordenador regional, engenheiro agrônomo, Vilmar Comassetto. Os técnicos ficarão sediados junto ao comitê para atuar nos 35 municípios que fazem parte da bacia hidrográfica.

A Bacia do Rio das Antas está dentro da Região Hidrográfica 1 que abrange um território de cerca de seis mil quilômetros quadrados no Extremo Oeste catarinense. Ela faz parte de uma das três Regiões Hidrográficas que serão assessoradas pela equipe da Ecopef num grande Plano de Gestão dos Recursos Hídricos que tem prazo de dois anos para ser completado. As outras regiões são RH 2 – Rio Chapecó/Rio Irani e a RH 3 – Rio do Peixe/Rio Jacutinga.

O Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas, Afluentes do Peperi-Guaçu e Bacias Contíguas foi contratado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS e elaborado pela UCEFF.