Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

ECOPEF irá assessorar comitê de Bacias Destaque

07/03/2019

A ECOPEF, entidade responsável pela qual co-gestão do Parque Estadual Fritz Plaumann, localizada em linha Sede Brum interior de Concórdia, venceu o edital público do chamamento lançado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, que estabelece termo de parceria para garantir a atuação de comitês de bacias hidrográficas do oeste e do meio oeste do estado. A entidade vai atuar como secretaria executiva desses comitês no sentido de e promover a sua organização interna, planejamento, comunicação, mobilização e promoção de reuniões e eventos para a capacitação dos membros dos comitês envolvidos sobre as questões relacionadas ao tema da água. “Nossa ação vai acontecer junto aos quatro comitês existentes nessas regiões no sentido de que cada um funcione plenamente e sejam fortalecidos para atuarem no processo de gestão da água de forma integrada e participativa nas suas áreas de abrangência”, explica o engenheiro agrônomo Vilmar Comassetto, Coordenador técnico da equipe. No mês de janeiro aconteceu a primeira formação da equipe técnica que vai atuar junto aos comitês. O evento realizado na Sede da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc) reuniu durante dois dias biólogos, engenheiros agrônomos, engenheiros ambientais e técnicos administrativos. Esses profissionais executarão o trabalho de apoio na organização interna dos comitês e no processo de mobilização de capacitação. De acordo com o presidente da ECOPEF, Rafael Leão, a entidade também vai disponibilizar uma equipe de apoio formada por um coordenador, pessoal administrativo e contábil, assessoria jurídica e de comunicação e marketing. “É um grande desafio que termos pela frente. Acreditamos que a experiência adquirida pela nossa entidade em outros projetos já executados em mais de uma década de atuação pode contribuir efetivamente para o sucesso deste importante trabalho”, acredita. O projeto atinge quatro comitês: Rio Jacutinga, Rio das Antas, Rio Chapecó/Irani e Rio do Peixe. A região de abrangência possui 140 municípios em uma população de 1.179.000 habitantes. Cada comitê terá à disposição uma equipe técnica formada por um profissional da área ambiental e um técnico administrativo. Os recursos do projeto, cerca de R$ 1,7 milhão, começaram a ser liberados em dezembro de 2018, o que permitiu a ECOPEF organizar a execução do plano de trabalho que tem prazo de dois anos para ser completado. Os comitês de bacias hidrográficas são formados por representantes da entidades da sociedade civil, órgãos de governo e os chamados usuários de água e setores que utilizaram água para produção e abastecimento da população. Uma avaliação recente apontou um processo de desmobilização desses comitês na região do oeste catarinense. Daí nasceu a ideia de promover ações para recuperar o papel do setor que é de garantir a oferta de água em quantidade e qualidade para todos os usos a fim de não comprometer o desenvolvimento de toda região onde a água é um recurso estratégico.