Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

III Seminário de Sustentabilidade Ambiental do Comitê Antas

08/12/2014

OBJETIVO
Subsidiar as discussões sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade no sentido de ampliar a contribuição do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio das Antas e Bacias Contíguas na construção de uma sociedade sustentável do ponto de vista ambiental, social e econômico.

PÚBLICO ALVO

-Prefeituras municipais (Prefeitos, vereadores, Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Educação);
-Órgãos de Governo (EPAGRI, CIDASC, FATMA, Promotoria Pública, SDRs e Defesa Civil);
-Associações de Municípios
-Técnicos da área Ambiental;
-Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Produtores da região;
-Agricultores;
-Sociedade Civil e Usuários de água;
-Acadêmicos da região.

PALESTRANTES E TEMAS:

“Problemas e Desafios Ambientais na Atualidade”
Palestrante: MAYCON ROBERT HAMMES.
Promotor de Justiça da Promotoria Regional do Meio Ambiente Rh01.

“Sistema de Monitoramento e Alerta de Santa Catarina”
Palestrante: GUILHERME XAVIER DE MIRANDA JR.
· Guilherme Miranda, Engenheiro Agrônomo, Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental - UFRGS. Trabalhou na Área de Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos e a Implementação dos instrumentos de Gestão na Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS entre 1997 à 2012, durante este período coordenou tecnicamente as ações de recursos hídricos dos Programas PRAPEM / Microbacias 2 e Programa Santa Catarina Rural / Microbacias 3. Pesquisador na área de hidrologia do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina – CIRAM – EPAGRI ;Coordenador da sala de Situação ANA – EPAGRI.

“Desenvolvimento Territorial Sustentável - Plano Diretor x Gestão de Bacias Hidrográficas”
Palestrante: BEATE FRANK
· Graduada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS -1976); Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-1981); Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-1995), Doutorado na Universidade de Berna, Suíça. Estágios de pesquisa de pós-doutorado realizado na FHW-Berlim (1998) e na UC Berkeley (2007); Professora aposentada da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); Atua na área de gestão de Bacias Hidrográficas e Prevenção de cheias; Coordenou o Projeto Piava; Integrante do Programa Petrobrás Ambiental entre 2005 e 2010, executado pela Agência de Água do Vale do Itajaí em parceria com a FURB; Integrou o Projeto Marca d'Água; Atua como consultora em Gestão de Recursos Hídricos e em Gestão de Risco de Desastres.

INSCRIÇÕES EM: