Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Antas, Bacias Hidrográficas Contíguas e Afluentes

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

Reunião sobre Pacto Nacional pela Gestão das Águas é realizada em Santa Catarina

28/04/2014
"Representantes da Agência Nacional das Águas (ANA) estiveram reunidos com técnicos da Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), na manhã desta terça-feira, 29, para discutir sobre o planejamento das próximas ações do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão). Na ocasião, foram definidas as estratégias e objetivos que Santa Catarina deverá alcançar, envolvendo os aspectos legais e de organização institucional do sistema de gestão, questões operacionais, planejamento e informações.
O encontro foi realizado no auditório do Hotel Baía Norte, em Florianópolis. Para o diretor de Recursos Hídricos da SDS, Edison Pereira de Lima, a reunião foi muito proveitosa para alcance das metas programadas para serem cumpridas ao longo de 2014. ""A presença dos técnicos da ANA facilitou o entendimento e a elaboração dos respectivos planos de trabalho. Esta parceria tem proporcionado muitos pontos positivos para a gestão estadual dos recursos hídricos"", afirmou.
De acordo com o diretor da área de gestão da ANA, Paulo Lopes Varella Neto, há mais uma visita programada ao Estado no segundo semestre deste ano para acompanhar a desenvoltura do programa. ""Embora o cenário não seja propício, por conta da seca que aflige Santa Catarina, é preciso esforços para melhorar a gestão e dar continuidade ao programa"", ressalta.
Lançado em 2013, o Pacto Nacional pela Gestão das Águas visa promover a efetiva articulação dos processos de gestão e regulação e, acima de tudo, o fortalecimento do modelo brasileiro de governança das águas, integrado, descentralizado e participativo. "