Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

DIVULGADOS VENCEDORES DOS CONCURSOS DE DESENHO E REDAÇÃO Destaque

29/06/2018

Com o intuito é estimular a sensibilização e a reflexão crítica sobre a preservação e o uso racional da água, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão realizou o 2º Concurso de Desenho e Redação, com o tema “O que você faz pela preservação da água”.

Durante os meses de março e abril, estudantes e professores de escolas dos municípios de Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça e São Pedro de Alcântara foram mobilizados a participar dos concursos.

Ao todo foram inscritos 107 desenhos de alunos do 1º ao 5º ano. Os trabalhos foram analisados por uma Comissão Julgadora formada por Liagreice Pereira de Medeiros Cardoso, educadora, Nádia Régia Maffi Neckel, doutora em linguística e Geni Hack Cardozo, membro do Grupo de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 8 (GETEA RH8). Os profissionais avaliaram a adequação ao tema proposto, a originalidade, a criatividade e a qualidade do desenho.

Em 1º lugar ficou a aluna Barbara Eni da Silva, da E. M. Santa Cruz da Figueira de Águas Mornas, orientada pelos professores Andreia Cleonice Jochem e Rudnei Peter Goulart. O 2º lugar foi para a aluna Amábile Mariah Ribas da Silva, da E. M. Manoel da Silva de Palhoça, orientada pela professora Denise Demarco Couto.  Já o 3º lugar foi para a aluna Júlia Hemsing Seemann, da E. B. M. Judite Adelina Schürhaus de Santo Amaro da Imperatriz, orientada pela professora Hilmara Butzke.

Já no concurso de redação foram inscritos 78 trabalhos de alunos do 6º ao 9º ano. A Comissão Julgadora, formada Toni Vidal Jochem, escritor e historiador, com cadeira na Academia Santoamarense de Letras, Valdoir dos Santos Silva, escritor, também com cadeira na Academia Santoamarense de Letras e Sonia Ripoll, escritora e presidente da Academia de Letras de Palhoça, levou em consideração a adequação ao tema e ao gênero, a originalidade e a criatividade, a clareza e objetividade na exposição do tema, a coerência no desenvolvimento e na organização do texto, a correção ortográfica, sintática e de pontuação e o cumprimento das normas de redação.

Em 1º lugar ficou a aluna Bianca de Oliveira Silva, do 9º ano da E.B.M. Prefeito Augusto Althoff de Santo Amaro da Imperatriz, orientada pela professora Denise Loffi. O 2º lugar ficou com o aluno Yuri da Silva Alves, do 9º ano da E. B. Prefeito Febrônio Tancredo de Oliveira de Palhoça, orientado pela professora Marcia Helena Refalti. E o 3º lugar foi para a aluna Bianka Dinalva da Costa, do 9º ano da E. B. M. Prefeito Reinaldo Weingartner de Palhoça, orientada pela professora Simone Júlia Garcia da Silva.

Os alunos vencedores irão receber uma bicicleta e um certificado de premiação, os professores um livro e um certificado e a escola um certificado. A entrega dos prêmios será realizada em um evento com data, horário e local ainda não definidos.

Por Rokelly Pierozan, jornalista