Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

PALESTRA DE CAPACITAÇÃO SOBRE O PLANO AO GTEA RH08 Destaque

02/04/2018

A equipe de Mobilização e Educomunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que está participando da elaboração dos Planos de Recursos Hídricos das bacias dos rios Tijucas, Biguaçu e das bacias dos rios Cubatão e Madre, ofereceu palestra de capacitação durante a reunião do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 08 (GTEA RH08), órgão colegiado consultivo e deliberativo vinculado à Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/SC), que é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDS).

O encontro aconteceu dia 14 de março, na Câmara Municipal de Florianópolis. Participaram da reunião 14 atores estratégicos engajados, representando 13 organizações e três municípios que compõem o GTEA RH08. Representando a equipe de mobilização e educomunicação da UFSC, estavam presentes o engenheiro sanitarista e ambiental e coordenador da equipe Eduardo Moure, o jornalista Rafael Venuto e o bolsista Eduardo Fronza.

Moure, que participa do GTEA RH08 como representante do Instituto Çarakura desde março de 2015, ministrou palestra sobre o andamento dos PRHs na Região Hidrográfica 08, a qual foi seguida de debate com os integrantes do grupo.

Para ele, “a rede de instituições e pessoas qualificadas que compõem o GTEA RH08 é fundamental, pois pode colaborar em diversos aspectos do processo de elaboração do Plano, tais como: na sensibilização e conscientização sobre a importância do envolvimento e participação de mais pessoas e organizações na construção dos PRHs; na multiplicação e capilarização das informações e eventos em todas as regiões hidrográficas que integram os Planos; no levantamento das boas práticas relacionadas à educação ambiental que ocorrem nas bacias; e, principalmente, na aproximação e participação ativa dos membros do GTEA RH08 nas oficinas de construção coletiva que definirão cenários de enquadramento do cursos d`água, critérios de outorga e cobrança e ações estratégicas, projetos e programas que devem ser implementados nas bacias”.

O Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Tijucas, Biguaçu e Bacias Contíguas, bem como o Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Cubatão, Madre e Bacias Contíguas, está sendo elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS) em parceria com os comitês de bacias por meio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).