Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

EQUIPE DA UFSC PARTICIPA DE REUNIÕES COM PREFEITOS E SECRETÁRIOS Destaque

02/04/2018

Desde o início de março, a equipe de Mobilização e Educomunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsável pela elaboração do Plano de Recursos Hídricos da bacia dos rios Cubatão, Madre e bacias contíguas, vem participando de reuniões com diversas autoridades dos municípios que compõem a bacia. Além de prefeitos e secretários, alguns encontros contaram ainda com a presença de representantes de órgãos públicos, entidades e sociedade civil.

Dia 12, o encontro aconteceu em Santo Amaro da Imperatriz. Dia 15, foi a vez de Paulo Lopes e Garopaba. Já em Palhoça, a equipe foi recebida dia 16. Os encontros em Águas Mornas e São Pedro de Alcântara aconteceram nos dias 21 e 22, respectivamente. Ainda estão previstas outras reuniões em abril, a exemplo da que acontecerá hoje, dia 02, com representantes da Prefeitura de São José, além da reunião com representantes de Florianópolis, que deverá ser agendada nos próximos dias. A ideia é que, até o fim de abril, representantes do poder público de todos os municípios que compõem a bacia sejam ouvidos

Dentre os pontos de pauta discutidos, destaque para a identificação de planos, projetos e empreendimentos previstos nos municípios e que devem ser considerados nos cenários futuros e nas ações estratégicas a serem avaliadas na elaboração do PRH; a divulgação das ações futuras do PRH e a importância da participação social das entidades nas próximas fases do projeto, que irão definir, através de oficinas participativas, os parâmetros de enquadramento, outorga, cobrança e ações estratégicas a serem implementados na bacia.

De acordo com o engenheiro sanitarista e ambiental e coordenador de mobilização e educomunicação Eduardo Moure, tais encontros são importantes porque  “servem, não só para aproximar os municípios do processo de elaboração do Plano da Bacia Cubatão-Madre, ouvindo, identificando e levando suas demandas, planos, projetos e programas para o Plano, mas também para mostrar a importância do envolvimento e da participação dos municípios como atores estratégicos neste processo, para que os resultados deste processo possam refletir e atender os anseios, potenciais e expectativas de todos os municípios envolvidos na gestão da água na bacia”.

O Plano de Recursos Hídricos da Bacia dos Rios Cubatão, Madre e Bacias Contíguas está sendo elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS), em parceria com o Comitê Cubatão Madre, através da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).