Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

EQUIPE DA UFSC PARTICIPA DE REUNIÃO COM AUTORIDADES Destaque

17/03/2018

A equipe de Mobilização e Educomunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsável pela elaboração do Plano de Recursos Hídricos da bacia dos rios Cubatão, Madre e bacias contíguas se reuniu com representantes da Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O encontro aconteceu na última segunda-feira, dia 12, na sede da prefeitura

Participaram da reunião o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Joaquim Paulo da Cunha, o Secretário de Educação e Esporte Leopoldo Anselmo Bruggemann,  Carlos Rafael de Souza, Diretor de Meio Ambiente, o Engenheiro Civil James Silvestre, também da prefeitura, além de Gerson Luiz Gessner, Extensionista Rural da Epagri, José Valério Schürhaus, vereador do município e Viviane Heloísa Garcia Pawlick, professora da Rede Municipal de Educação e Coordenadora do Projeto Monitor Ambiental Mirim: sentinelas da natureza. Pela equipe da UFSC, estavam presentes o Engenheiro Sanitarista e Ambiental e Coordenador de Mobilização Eduardo Moure e o Bolsista de Mobilização Eduardo Fronza.

Dentre os pontos de pauta discutidos, destaque para a identificação de planos, projetos e empreendimentos previstos no município e que devem ser considerados nos cenários futuros e nas ações estratégicas a serem avaliados na elaboração do PRH; a divulgação das ações futuras do PRH e a importância da participação social das entidades nas próximas fases do projeto, que irão definir os parâmetros de enquadramento, outorga, cobrança e ações estratégicas a serem implementados na bacia.

O Plano de Recursos Hídricos da Bacia dos Rios Cubatão, Madre e Bacias Contíguas está sendo elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS), em parceria com o Comitê Cubatão, através da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).