Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

PRESERVAÇÃO DA ÁGUA É TEMA DA FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES AMBIENTAIS Destaque

01/03/2018

Educadores, acadêmicos e pessoas ligadas aos órgãos ambientais se reuniram nessa quarta-feira (28/02), na Secretaria Municipal de Educação de Águas Mornas, para participar da Formação de Multiplicadores Ambientais, realizada pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão.

A percepção acerca do uso da água, a preservação e a problemáticas da água na região, a gestão participativa das águas e a bacia hidrográfica como unidade de gestão foram alguns dos assuntos tratados na capacitação.

A bióloga Aline Luiza Tomazi falou sobre o consumo médio de água no Brasil, a água virtual que está embutida no que a indústria produz, a Lei das Águas que determina fundamentos, diretrizes, objetivos e instrumentos para o uso racional e integrado dos recursos hídricos, além do Plano de Recursos Hídricos. “Esse documento que está na etapa final de diagnóstico e encaminhando para a etapa de prognóstico, traz importantes discussões sobre a gestão da água que serão regras e vão ditar o uso da água na geração atual e nas gerações futuras,” esclarece Aline.

Durante a capacitação também foram debatidos os conceitos em recursos hídricos e qualidade da água. Isadora Zinnke, oceanógrafa do corpo técnico do Comitê Cubatão falou sobre a importância da vegetação na produção de água, as áreas de preservação permanente e o ciclo da matéria orgânica.

Também explicou que o ciclo da água não é apenas o que pode-se enxergar, mas também deve-se considerar o lençol freático, a precipitação, a absorção da água pelas árvores, a transpiração das árvores e o escoamento.

Ao final da capacitação foram demostradas técnicas simples e feitas em laboratório para analisar o pH e a presença de matéria orgânica na água. “Sempre gosto de mostrar os dados de uma pesquisa que revela que a cada dólar investido em água se economiza 4,3 dólares em saúde global. Todos nós temos direito à água segura e acessível, mas também temos deveres de deixar água potável para as gerações futuras,” finaliza Isadora.

Por Rokelly Pierozan, jornalista